Operação Safra: prefeitura divulga que há sinalização e interdição de ruas

2015-04-10_190211

Com o início da safra da uva em meados de dezembro, a cidade se transforma para receber turistas e o vai e vem dos caminhões que descarregam sua preciosa carga em duas unidades industriais que ainda estão dentro da cidade.

A safra
A previsão de colheita de 158 mil quilos a menos que a safra anterior não é motivo para tristeza. A safra deste ano será excepcional em qualidade garantem os técnicos agrícolas, Emater e pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho. Apesar do granizo ocorrido em outubro que atingiu uma faixa de quase 100 quilômetros, abrangendo a grande maioria dos parreirais pouco sofreu. Segundo o coordenador da área de frutas e hortaliças da Emater regional, engenheiro agrônomo Enio Todeschini a safra de uvas 2018/2019 será aproximadamente 20% menor que a anterior.
A queda na produção tem ligação direta com a queda de granizo no 31 de outubro, que atingiu 120 km em linha reta, abrangendo 12 municípios (de Monte Belo do Sul a Monte Alegre Campos, próximo a Vacaria) causando prejuízo em 17 mil hectares de fruticultura.
A previsão da colheita da safra de 790 mil toneladas caiu para 632 mil toneladas de uvas, mas apesar de menor – em relação à safra anterior – a qualidade será excepcional, pois o inverno foi propício, com boas horas de frio ininterruptas, que favoreceu o desenvolvimento da planta, sem a quebra da dormência. “As 382 horas de frio, foram suficientes, pois não houve nenhum pico de calor para promover a quebra da dormência da videira, e também não houve episódio de frio intenso, tudo isto resultou numa safra dentro do esperado para o agricultor. ”
Com o preço da uva industrial passando para R$ 1,03 para a safra 2018/2019, o agricultor está um pouco mais confiante com os resultados finais.

Trânsito
O Departamento Municipal de Trânsito, divugou que sinalizou rotas temporárias específicas para os produtores entregarem a carga com segurança nos dois pontos de recebimento urbanos, mas a reportagem da Gazeta esteve nos dois pontos da cidade onde acontecem o recebimento de uvas no início das manhãs e nas primeiras horas da tarde e não encontrou nenhuma sinalização. A divulgação de notícia pela assessoriade imprensa da prefeitura diz que a operação conta ainda com o monitoramento constante dos agentes de trânsito para garantir segurança viária aos motoristas, o que também não foi constatado em nenhuma das duas unidades industriais.

Cidade Alta
A divulgação da prefeitura também diz que desde o dia 4, “devido ao tráfego intenso de caminhões nas imediações e o desembarque, a rua Dom José Baréa estará bloqueada para o tráfego de veículos entre Rua Olavo Bilac e Senador Salgado Filho”. Segundo informações dos funcionários da cooperativa o recebimento das uvas ainda é bastante tranquilo, pois as uvas ainda não estão no auge da maturação, devendo a partir do dia 15 se intensificar.

Centro
A rua Assis Brasil não sofreu interdição, mas a prefeitura divulga que há placas de sinalização “motoristas de caminhão e carros que trafegam nesta área de movimento diário”, que também não foram encontradas pela reportagem da Gazeta durante todo o dia de ontem, segunda-feira ( 7)