Operação nacional contra pedofilia cumpre dois mandados de busca e apreensão em Bento

2015-04-10_190211

Uma operação nacional que visa combater crimes de exploração sexual infanto-juvenil, nomeada Luz na Infância 2, foi deflagrada em 23 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Bento Gonçalves, onde foram cumpridos dois dos 43 mandados de busca e apreensão, na manhã de quinta-feira (17). A ação, considerada a maior integrada de polícia judiciária já realizada no Brasil, prendeu 21 pessoas no Estado e identificou uma criança na posse de material com conteúdo de exploração sexual infanto-juvenil.
De acordo com a Diretora da Delegacia para a Criança e Adolescente Vítima (DPCAV/Deca), a delegada Adriana Regina da Costa, em Bento foram apreendidos materiais de informática, mas ninguém foi preso. “Eles serão analisados pela perícia. Em Caxias do Sul também apreendemos eletrônicos”, explica.
A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. “Luz na Infância significa propiciar às crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual, o resgate da dignidade, bem como, tirar esses criminosos da escuridão, para que sejam julgados à luz da Justiça”, define a delegada.

Investigações
Os alvos da Operação Luz na Infância 2 foram identificados através de um levantamento de informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil. Com base em informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a Polícia Civil, através da Deca instaurou inquéritos policiais e representou pelas buscas e apreensões junto ao Poder Judiciário, visando apreender computadores e dispositivos informáticos, que poderiam armazenar conteúdos de pedofilia, e a partir da constatação do crime, indiciar e prender os criminosos.
As investigações realizadas pela Operação Luz na Infância 2 vinham sendo feitas há seis meses e são resultados do aprimoramento do trabalho de inteligência de segurança pública e atuação em modelo de força tarefa. O Presidente do CONCPC (Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil), Delegado Emerson Wendt, destaca que essa é a maior “operação de investigação de pedofilia e combate aos crimes contra dignidade sexual de crianças e adolescentes no Brasil, especialmente porque usa a tecnologia e integração de informações”.

Prisões
Oito pessoas foram presas em Porto Alegre, duas em Santa Maria, duas em Cachoeirinha e duas em Novo Hamburgo, além de prisões efetuadas também em Alvorada, Pelotas, Panambi, Taquara, Canoas, Sapucaia, São Leopoldo e Viamão. Foram apreendidos diversos computadores, notebooks, HDs externos, pen drives e outros dispositivos de armazenamento que continham material referente a crimes de abuso e exploração sexual infanto-juvenil, além de armas, munições e quantidade de drogas.

Pedofilia
A pedofilia é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença de transtorno da preferência sexual. Pedófilos normalmente são pessoas adultas que tem preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos.

 

Computadores, notebooks, HDs externos, pen drives e outros dispositivos de armazenamento que continham material referente a crimes de abuso e exploração sexual infanto-juvenil, serão analisados pela perícia

 

Delegada Adriana Regina da Costa, diretora da Delegacia para a Criança e Adolescente Vítima