Operação da PF desarticula facção criminosa na Serra Gaúcha

2015-04-10_190211

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, bloqueio de mais de 20 contas bancárias utilizadas para movimentar o lucro proveniente do tráfico de drogas

Batizada de ‘Operação Teiniaguá’, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase das ações operacionais direcionadas contra facção criminosa atuante no narcotráfico estabelecida na região da Serra Gaúcha, que opera dentro e fora do sistema prisional, nesta quarta-feira (03).

Policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva de membros da organização criminosa e executaram o bloqueio de mais de 20 contas bancárias pertencentes a pessoas físicas e jurídicas, utilizadas para movimentar o lucro proveniente do tráfico de drogas.

A primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro passado, e apurou que o grupo investigado foi responsável por internalizar em solo brasileiro mais de uma tonelada e meia de cocaína em um período de aproximadamente seis meses.

Durante o mês de fevereiro, a Justiça gaúcha deferiu pedido formulado pela Polícia Federal e determinou a transferência de quatro indivíduos que integram a organização criminosa para outras unidades prisionais do Estado. A ação visou a desarticulação do grupo por meio do isolamento de suas lideranças.

Os investigados nesta segunda fase responderão pela prática dos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas previstas que podem chegar a mais de 40 anos de reclusão.