OneDrive poderá restaurar arquivos danificados por vírus de resgate

2015-04-10_190211

A Microsoft anunciou na última quinta-feira (5) que o serviço de armazenamento de dados na nuvem OneDrive agora é capaz de detectar ataques de vírus de resgate e reverter todos os arquivos a um ponto anterior, recuperando dados que foram criptografados por “ransomware”, ou “vírus de resgate”. A função era uma das mais requisitadas pelos usuários do OneDrive.
O recurso só está disponível para assinantes do Office 365. Clientes empresariais foram os primeiros a receber a função, no OneDrive for Business, em janeiro. Agora, usuários do Office 365 Home ou Personal, que usam a versão paga do OneDrive do Outlook.com, também terão acesso ao recurso.
As pragas digitais do tipo ransomware embaralham os dados armazenados no computador usando uma função criptográfica. Isso impede a leitura e a recuperação das informações, a não ser que a vítima pague um resgate para obter a chave que retorna os arquivos ao seu estado original. Como o OneDrive sincroniza os arquivos locais e remotos, essas modificações acabam sendo transmitidas para a armazenamento em nuvem da vítima.
A sincronização de arquivos com o OneDrive faz parte do Windows 8 e do Windows 10. A Microsoft oferece 5 GB de espaço gratuito para armazenar dados, mas essa função é exclusiva da versão “Premium”, que oferece mais espaço em uma assinatura mensal com o pacote de escritório Office, com programas com o Word, Excel e Power Point.

Outros recursos e provedores
Os serviços de armazenamento em nuvem tendem a ser mais resistentes contra vírus de resgate do que o armazenamento do próprio computador, pois permitem que arquivos sejam recuperados da lixeira ou de versões anteriores.
O Google Drive e o Mega.nz, por exemplo, possuem controle de versão e lixeiras, mesmo em suas versões gratuitas. O OneDrive também possui esses recursos, que não são específicos para o combate a vírus de resgate.