Onde é que o barco está fazendo água?

2015-04-10_190211

Postos de saúde fechando por pura e simples falta de funcionários, fornecedores sem receber, déficit de vagas em creches, valor da dívida ativa ultrapassando a casa dos 126 milhões de reais, contratações de Cargos em Confiança aos borbotões, prefeito usando “tempo” de trabalho para pedir dinheiro (novamente) para um terminal de passageiros de um aeródromo fechado e cheio de problemas em baixo do tapete.
Por outro lado, não precisa ser expert em finanças públicas para ver que tem alguns números que não fecham. Os números que vem sendo divulgados pela assessoria de comunicação são animadores: a arrecadação preliminar (daqueles que pagaram em parcela única) do IPTU em janeiro foi de 17,5 milhões, quando em todo 2016 arrecadou cerca de 9,3 milhões.
Segundo divulgação oficial, Bento Gonçalves bateu recorde de arrecadação de receita em 2016, com 424 milhões de reais, cerca de 20% a mais do que em 2015. Como é que com uma receita crescente a dívida consolidada líquida só aumenta?
Onde está o furo do bote? Quem está gerindo estes números que não fecham? Onde estão sendo empregados estes recursos que não estão indo para a saúde, nem educação nem agricultura, entre outros? Talvez sejam em experiências como a Secretaria de Segurança Pública, que por força de lei é de responsabilidade do Estado. O secretário Paulo Marinho ainda não veio à público explicar qual é a função do seu cargo, que peso tem a sua secretaria num cenário destes, depois de 45 dias sentado na cadeira bem quietinho, só para citar um exemplo.
Lembrando que as Secretarias que seriam extintas pelo prefeito Pasin, prometidas em discursos inflamados, não está acontecendo e não parece que vá.
Está difícil de mudar de tecla, já que a atual administração fornece munição diária para atirar em seus próprios pés. É um fardo acompanhar, e avaliar profissionalmente, o peso que cada uma destas informações desencontradas têm no cenário desta administração.
Deve ser esta a estratégia: matar no cansaço para deixar a festa correr solta.