Onda de assassinatos pode ter ligação com guerra entre gangues

2015-04-10_190211

Bento Gonçalves já contabiliza 25 assassinatos, sendo o ano mais violento da história

A ascensão da criminalidade com os surpreendentes 25 assassinatos apenas em 2017 (sendo oito apenas em setembro, representando mais de 200% de aumento de homicídios, no comparativo com outros meses, que tem uma média de dois assassinatos), pode estar relacionada a uma guerra entre gangues. A afirmação é do presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Elton Gialdi.
“O que nos parece é que Bento Gonçalves está tendo uma disputa acirrada para saber quem é que vai mandar na distribuição de drogas no município. Disputa pelo comando e situações envolvendo a compra de entorpecentes, distribuição e venda. Tudo indica que é uma disputa entre gangues”, afirma. Para Gialdi setembro foi um mês atípico. O presidente afirma que as forças policiais estão unidas para combater a criminalidade no município.
“As forças policiais, tanto a Brigada Militar, quanto a Polícia Civil fazem o que podem… para manter o controle de forma segura. Estamos nadando contra uma corrente muito forte, que é a criminalidade. Por isso precisamos trabalhar e tentar fortalecer nossas políticas e dar uma estrutura adequada para as polícias”, diz.
Bento Gonçalves figura ainda entre os 250 municípios brasileiros mais violentos. O ranking foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estudo foi baseado em cidades com população superior a 100 mil habitantes.
Em todo o estado, Alvorada é o município que aparece como o mais violento, com 80,4 mortes entre homicídios e outras mortes violentas sem causa determinada. No país, o primeiro da lista é Altamira, no Pará, com índice de 107.
Na pesquisa ainda aparecem outros quatro municípios gaúchos entre os cem mais violentos: Viamão, em 32º lugar, São Leopoldo, em 83º, Canoas, em 89º, e Porto Alegre, em 99º.

Raio X dos homicídios
O bairro que mais teve incidência de homicídios foi o Municipal, com 6, seguido por Juventude, com 3 e Vila Nova II, com 2. De 25 assassinatos, duas vítimas eram mulheres, enquanto 23, homens. 20 foram mortos com arma de fogo, e 5 com arma branca.

Mapa dos homicídios

Bairro
Municipal 6
Juventude 3
Vila Nova II 2
Tancredo Neves 2
Progresso 1
Borgo 1
Conceição 1
Fenavinho 1
Santa Marta 1
São Roque 1
São Francisco 1
Tuiuty 1
Vila Nova III 1
Ouro Verde 1
Eucaliptos 2
Arma branca (faca, machado) 5
Arma de fogo (revólver) 20