Óleos naturais no auxílio ao combate da depressão

2015-04-10_190211
essential oils and herbal flowers for aromatherapy treatment

A depressão é um distúrbio que provém de várias causas. O diagnóstico correto e tratamentos médicos são importantíssimos! Sintomas como tristeza, desânimo, pessimismo, alterações de humor, de sono e de apetite, são os principais. Felizmente, existem terapias naturais como coadjuvantes nesta recuperação.

Óleos essenciais: como agem
Quando as moléculas dos óleos essenciais entram em contato com os receptores nervosos responsáveis pelo olfato, inicia-se uma onda de reações do sistema límbico, a área do cérebro responsável pela geração e manutenção das emoções, combatendo a depressão.

Óleos essenciais: diferentes tipos
Óleo essencial de laranja
O aroma de laranja desperta a alegria interior. Pessoas que perderam o encanto pela vida, que têm dificuldade de sonhar, que se tornaram apáticos, podem melhorar com esse óleo, que pode ser diluído e borrifado no ar, assim como temperar alimentos como um bolo ou mesmo o cafezinho.
Óleo essencial de tangerina
Ela empresta o seu frescor e vitalidade para aquele que entra em contato com o óleo de sua casca. A tangerina ajuda a gestante a manter sua sensibilidade natural do momento, ligada aos aspectos positivos.
Óleo essencial de gerânio
Uma planta solar, que os antigos diziam ser capaz de fixar a energia positiva do próprio sol. O gerânio afasta o medo de viver. Uma pessoa que borrife gerânio em seu quarto na luz da manhã poderá sentir sua disposição voltar.
Óleo essencial de alecrim
De fragrância estimulante e herbal, o alecrim facilita o aparelho digestivo a processar os alimentos, e a mente a processar e colocar ideias em ação. Verdadeiro tônico de vitalidade, especialmente útil se associado a massagens.
Óleo essencial de menta
“Tire o não da cabeça!”. Esse é o comando que a hortelã (ou simplesmente “menta”) dá para o cérebro. Segundo Arnaldo, “combater a negatividade é uma das façanhas incríveis deste óleo essencial.”.
Salviaesclareia
Há quem chame a esclareia de “o óleo do feminino”, isso porque ela facilita muito o equilíbrio hormonal das mulheres. Por isso mesmo, aquela depressãozinha que bate junto com a TPM, por exemplo, é eficazmente combatida com esse óleo, que pode ser aplicado de muitas maneiras, inclusive com compressas na região dos ovários.
Como os óleos essenciais são produtos altamente concentrados e precisam ser preparados antes do uso, o ideal é que se procure orientação de um profissional habilitado.