Óleo de cozinha usado tem mais de 50 postos de recolhimento

2015-04-10_190211
Bento Gonçalves conta com diversos pontos de recebimento do óleo de cozinha usado, distribuídos em mais de 50 postos de recolhimento

O Projeto Reaproveitamento do Óleo de Cozinha Usado é uma das ações da Secretaria de Meio Ambiente, que busca aliar a preservação do ambiente com a sustentabilidade econômica da região. Este projeto tem como objetivo a destinação correta do óleo de cozinha usado, trazendo benefícios ambientais e econômicos.
Bento Gonçalves conta com diversos pontos de recebimento do óleo de cozinha usado, distribuídos em mais de 50 postos de recolhimento. Esses locais recebem o resíduo devidamente acondicionado em garrafas PET, que serão esvaziadas em bombonas, para posterior recolhimento. Ao encaminhar o óleo de cozinha usado, a pessoa garantindo um destino ambientalmente correto a esse resíduo, que poderá ser encaminhado a ONG’s para produção de sabão ou ser empregado na produção de biodiesel.
A listagem dos pontos de recebimento do óleo de cozinha usado está disponível no site da prefeitura (www.bentogoncalves.rs.gov.br), na aba Cidadão – coleta de lixo – Óleo de cozinha usado.

Como armazenar
Despeje as sobras de óleo em uma garrafa PET. Quando a garrafa estiver cheia leve-a até um dos pontos de recebimento.
Reutilize a garrafa para armazenar o resíduo novamente.

Danos causados pelo óleo de cozinha ao meio ambiente
Um litro de óleo é suficiente para contaminar cerca de um milhão de litros de água;
Despejado nos rios e mananciais, compromete a cadeia alimentar, afetando gradativamente a vida aquática;
Quando depositado no solo, o óleo tem a capacidade de impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento da água da chuva e contaminando o lençol freático;
Nos encanamentos pode causar entupimentos e rompimento da tubulação;
A destinação correta do óleo de cozinha usado traz benefícios ambientais e econômicos, gerando empregos nas usinas de biocombustíveis e na fabricação de sabão.
Quando o óleo é jogado na pia, junto com restos de alimentos, obstrui as canalizações com formação de placas de gorduras que, por sua vez geram mais problemas, pois, atrai animais e insetos, tais como: ratos, baratas etc.
Causa entupimentos na rede de esgoto, o que resulta em prejuízos econômicos.