Oito plantas venenosas que você deveria conhecer

2015-04-10_190211

Os venenos de vegetais podem ser ingeridos sem causar morte, porém causam sérias lesões em órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. É preciso estar atento às plantas que estão em sua casa e tomar as precauções necessárias para evitar qualquer contaminação com as toxinas. Veja algumas plantas tóxicas que você pode ter em sua casa.

Copo-de-leite

O copo-de-leit está presente em muitas casas como decoração. No entanto, ele é tóxico em todas as suas partes. Ingerir ou ter contato com este tipo de planta pode causar sintomas como sensação de queimadura, edema de boca e língua, vômito, náusea, cólica abdominal, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia.

Comigo ninguém pode

A tradição cultural brasileira diz que esta é uma planta de proteção energética, por esse motivo, é encontrada em muitas casas.
Este tipo de planta possui alta toxina em todas as suas partes. Ingerir ou ter contato com esta planta provoca irritação das mucosas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos. Além disso, podem também causar edema de lábios, língua e palato. Caso entre em contato com os olhos, causam lesão e irritação.

Alamanda

Planta muito encontrada pelas ruas brasileiras, é uma trepadeira arbustiva com flores amarelas. É usada na medicina popular por seu efeito purgante. A ingestão de suas folhas e flores, causa confusão intestinal, que pode até levar à morte.
Outros sintomas comuns da ingestão da alamanda são náuseas, vômitos, cólicas, diarreia, febre, desidratação e irritação da pele.
Assim como as outras plantas venenosas citadas, em caso de contaminação vá diretamente ao hospital.

Tinhorão

Com uma folhagem bicolor, se expande por rizomas. É altamente tóxica por conter oxalato de cálcio em suas folhas e caules.
Os sintomas mais comuns provocados pela ingestão desta planta são inflamação da garganta e da boca, edema de lábios, língua e palato, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e inchaço dos olhos.

Hera


A hera é outra das muitas plantas venenosas que é muito usada em decoração, tanto no interior da casa quanto nas fachadas. Suas frutas e folhas são as partes mais perigosas, pois se cortadas podem soltar um leite que contém oxalato de cálcio que é extremamente tóxico ao organismo humano.
Em caso de intoxicação com esta planta, vá ao hospital para tratar o mais rápido possível. Esteja atento também aos animais de estimação, é muito comum que eles comam desta planta.

Espirradeira

A espirradeira é uma planta muito tóxica que, quando ingerida, pode provocar lesões muito graves com uma quantidade muito pequena.
Os sintomas mais comuns da ingestão dessa planta são: excesso de salivação, enjoos, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, dor de cabeça intensa, tonturas, confusão, distúrbios visuais, diminuição dos batimentos cardíacos e redução da pressão arterial.

Taioba-brava

Esta é mais uma das plantas venenosas que são perigosas. É muito comum encontrá-la em áreas externas de residências. Ela é uma das que se deve evitar, tanto a ingestão quanto o contato direto com ela.
Quando a planta entra em contato com pele, pode surgir queimação e vermelhidão quase de imediato. Já no caso da ingestão, pode causar inchaço dos lábios e língua, sensação de falta de ar, dores abdominais muito forte, náuseas, vômitos e diarreia.

Mamona

Um tanto quanto incomum, a mamona também entra no grupo das plantas venenosas. A sua semente é suficiente para causar morte sofrida, agonizante e repleta de dores aos humanos.
Os sintomas da intoxicação aparecem nas primeiras horas depois da ingestão da semente e os mais comuns são: sensação de queimação na garganta e nos olhos, dores abdominais, diarreia e vômito com sangue.
O processo é incontrolável e só termina quando a vítima falecer por desidratação. Inclusive é, segundo o livro dos recordes, a primeira na lista das plantas venenosas.

Cuidados a ter
Como você já descobriu, muitas plantas que você pode ter em casa podem ser plantas venenosas. Para evitar complicações e intoxicações para você, sua família e seus animais, veja algumas dicas e cuidados que você deve ter.
Procure identificar se possui plantas venenosas em sua casa e arredores;
Oriente as crianças para não colocar plantas na boca e nunca as utilizar como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.);
Mantenha essas plantas fora do alcance das crianças e dos animais de estimação;
Evite comer plantas desconhecidas. Tenha em mente que não há regras ou testes seguros para diferenciar as plantas comestíveis das venenosas;
Não utilize remédios ou chás caseiros com plantas venenosas sem orientação médica;
Tenha cuidado ao podar as plantas que liberam látex ou alguma substância leitosa, pois elas podem provocar irritação na pele e principalmente nos olhos;
Quando estiver mexendo com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos sempre;
Cuidados especiais também devem ser tomados com os animais de estimação. Não é raro os animais lamberem, morderem, mastigarem e engolirem plantas do jardim.