Obra de 40 leitos da UPA está pronta para receber pacientes

2015-04-10_190211

Nesta segunda-feira, 27, foram entregues os leitos de isolamento no Complexo Hospitalar, junto à UPA, no bairro Botafogo. A obra foi realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Bento Gonçalves e sociedade Civil representada pelo Centro da Indústria e Comércio (CIC-BG), e ASCON Vinhedos, várias entidades e voluntários. Durante a apresentação foi realizada um simulação de atendimento. O espaço comporta 40 leitos isolados para pacientes com COVID-19, podendo ser ampliado para 80. Além disso, dez respiradores foram alugados para integrar o espaço. “O paciente passa pela triagem e é estabilizado na UPA, que já conta com 08 mini UTIs recebendo pacientes. Quando tivermos este espaço e o Hospital cheios começaremos a encaminhar para os leitos”, salientou o Coordenador da UPA, Amauri Vargas. De acordo com o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira “este espaço será um diferencial para nossa cidade, uma obra histórica. Todo nosso trabalho foi desenvolvido com objetivo de achatamento da curva epidemiológica e para que pudéssemos estruturar nosso sistema de saúde, com a construção de novos leitos, compra de equipamentos, EPIs, novos profissionais e hoje Bento está preparada para enfrentamento deste vírus”, afirmou. Além disso, a cidade conta com mais 70 leitos no Hospital Tacchini, 30 leitos de UTI (SUS e privado). Hoje são 20 respiradores na UPA, e 55 no Tacchini A UPA já possui 10 respiradores.” Com a conclusão dos 40 leitos precisávamos aumentar a capacidade de respiradores para atendimento dos pacientes com Covid-19, por isso já realizamos o aluguel dos aparelhos. Hoje Bento tem uma estrutura de primeiro mundo para esse atendimento, são 20 na UPA e mais 55 no Tacchini”, ressalta o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

Capacidade quadruplicada

Graças ao espírito público e criativo no meio da pandemia, a criação de conectores que multiplicam a capacidade dos respiradores, necessários no atendimento aos infectados pelo Coronavírus será possível quadruplicar a capacidade de atendimento em cada respirador. A ideia foi do diretor industrial Marcio Chiaramonte, com apoio da Prefeitura através dos profissionais Amauri de Vargas, Rafael Massutti da UPA, e Matoso do Hospital Tacchini. Foi utilizada conexão de cano em PVC e de cobre para ampliar o número de saídas nos equipamentos respiratórios.

Distribuição de máscaras e jalecos

Uma equipe da Secretaria de Saúde está realizando uma força-tarefa com o auxílio da comunidade. Coordenado pela coordenadora do Setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Giovana De Bacco, a equipe já confeccionou 57.790 máscaras e 5.787 aventais. São pessoas de todas as idades, que se uniram numa rede de solidariedade para ajudar a equipe médica. No momento elas são distribuidas em postos do SUS. “Se o vírus se propaga, nossa solidariedade se dissemina muito mais rápido. Esse amparo da comunidade está sendo uma proteção contra o Coronavírus, pois esta ameaça invisível a olhos nus expõe a fragilidade de nossa saúde, mas é com a união destes esforços que vamos amenizar esse cenário”, disse Giovana.