Obesos e pessoas abaixo do peso são mais propensos a sofrer de enxaqueca

2015-04-10_190211

Obesos e muito magros podem sofrer mais
de enxaqueca

300 mil pessoas analisadas pelo estudo da Universidade Johns Hopkings (EUA) para descobrir que risco é maior entre jovens e mulheres .
Os resultados compilados e ajustados de acordo com a idade e o sexo de cada pessoa descobriu que os obesos são 27% mais propensos a ter enxaqueca do que pessoas de peso normal.
A probabilidade de registro de enxaqueca é 13% maior entre pessoas abaixo do peso, em relação àquelas que tem peso normal. No estudo, a obesidade foi definida como um IMC de 30 ou mais, enquanto o baixo peso era de 18,5 ou menos.
— É fundamental que os médicos saibam como a obesidade e o baixo peso são potenciais fatores de risco para a enxaqueca — afirmou Lee Peterlin, autora do estudo, publicado na revista “Neurology”.
Segundo Peterlin, a relação entre a obesidade e a enxaqueca é tão danosa quanto a vista entre enxaqueca e transtornos bipolares ou cardiopatia isquêmica, caracterizada por uma dor recorrente no peito e desconforto quando parte do coração não recebe quantidade suficiente de sangue. De acordo com Peterlin, a idade e o sexo são importantes variáveis no relacionamento entre o IMC e a enxaqueca.
— O risco de obesidade e a ocorrência de enxaqueca são mais comuns entre mulheres e em pessoas mais jovens — alertou. — Não está claro como a composição corporal pode afetar a enxaqueca. O tecido adiposo secreta uma ampla gama de moléculas que poderiam desempenhar um papel no desenvolvimento de enxaqueca.
Peterlin acrescenta que outros fatores, como mudanças na atividade física, medicamentos e condições como depressão aumentem o risco de enxaqueca.