O uso de máscara provoca acne ou alergia?

2015-04-10_190211

Usá-la por mais de duas horas consecutivas e negligenciar a higiene reduz a eficácia e aumenta os riscos. Isto é o que você não deve perder de vista

No início da pandemia aqui no Brasil, os cuidados com as máscaras eram realmente eficazes, mas com o passar do tempo já conseguimos identificar as que passam por nós com uma cor suspeitamente amarronzada, não só nos elásticos, que deveriam ser brancos.
Seja por deixá-las em qualquer lugar, do balcão do bar à mesa da cozinha, ou por usá-las mais tempo do que o devido, utilizar máscaras mais sujas do que o devido é comum. Médicos denunciam que a sujeira faz com que as máscaras não protejam ao máximo contra a covid-19 e aumenta o risco de sofrer problemas adversos de saúde.
A umidade, a poeira e outras partículas que estão no ambiente saturam o filtro depois de um tempo e sua capacidade de filtragem se reduz, portanto não são tão eficazes quanto no início do uso, alertam os médicos. Podem inclusive se tornar um vetor de transmissão do vírus se deixadas em superfícies inadequadas ou manuseadas com as mãos sujas, acrescenta. É preciso saber guardar bem as máscaras e seguir as recomendações quanto ao tempo de utilização, bem como as regras básicas de higiene.

Você tem coceira e espinha: máscara contaminada!
A primeira barreira corporal sob a máscara é a pele, por isso é a que tem mais possibilidades de sofrer os efeitos do uso indevido. O que sabemos é que o aparecimento de lesões na área coberta pela máscara é mais frequente e que essas lesões podem ser de diferentes tipos. O que mais vemos é a acne friccional, uma espécie de acne produzida por roçadura. Outros danos colaterais possíveis são a rosácea, a vermelhidão, a irritação e a coceira, especialmente entre pessoas com pele sensível, dermatite atópica ou seborreica.
Depois vem a acne cosmética, que pode aparecer se você passar seu creme hidratante ou a maquiagem e, imediatamente depois, colocar a máscara em ambiente úmido. Se for usada maquiagem apesar de se estar com metade do rosto coberto, é necessário usar produtos menos oclusivos e, principalmente, não abusar da quantidade. Embora a maioria dos problemas dermatológicos que as máscaras podem causar se devam exclusivamente ao uso prolongado e à fricção, o caso da acne cosmética pode ser exacerbado em consequência do efeito oclusivo extra de uma máscara suja: a sujeira satura o tecido e impede que a pele respire adequadamente.
A boa notícia é que, a título preventivo, é possível reparar a pele ao chegar em casa seguindo uma rotina de higiene e hidratação. Em caso de dermatite, acne ou qualquer outra lesão, é conveniente consultar o especialista. Acima de tudo, deve-se evitar a automedicação. Os cremes com corticoides estão sendo usados com autoprescrição e sempre devem ser usados sob supervisão médica, consultando se há algum risco em aplicar o creme e imediatamente depois usar a máscara, pois é possível que o efeito do medicamento seja potencializado.
Além disso, se você usar a mesma máscara por mais horas do que o devido e ela estiver suja, não só não irá protegê-lo como também acumulará bactérias. É como se você usasse sempre as mesmas meias. O normal é que não aconteça nada, mas não é higiênico .