O sucesso do cimento queimado

2015-04-10_190211

Em muitos projetos, os arquitetos e designers brincam com texturas e cores para revestir pisos, paredes e tetos. Ultimamente, o cimento queimado é uma forte tendência para as construções modernas. E parece que esse material conquista aqueles que desejam ter um lar mais charmoso e despojado. A monocromia ao mesmo tempo em que deixa os interiores da casa com visual harmônico, também faz os espaços parecerem rígidos e sem vida. Para quebrar um pouco dessa impressão, o você pode inserir elementos que deem mais alegria e calor ao cenário.

Como incorporar o cimento queimado na decoração da casa

O cimento queimado proporciona para os interiores um visual tradicional, mas despojado. Ele pode ficar muito bem aplicado às salas de estar, jantar, dormitórios, cozinhas e banheiros; nas mais variadas superfícies, desde o piso ao teto. Ou seja, ele vale para a casa toda! Claro que, no início, quando essa técnica surgiu, cogitava-se aplicar o cimento queimado apenas nos pisos. Mas, as ideias dos projetistas não ficaram restritas em usá-lo só no chão. Agora, ele é visto em paredes, pilares, colunas, lajes e mais. E também em elementos da decoração, como bancos e bancadas, principalmente em áreas molhadas.
No passado, o cimento queimado era associado ao estilo industrial. Agora, já se sabe que ele fica bem com outras decorações. Uma forma de o material ficar mais valorizado e em harmonia com o conjunto é misturá-lo a elementos “quentes”, como a madeira e a argila. Ou então a elementos neutros, como vidro. O resultado final fica bem superior. Uma decoração em estilo urbano tem o cimento queimado, geralmente, em um número grande de paredes. Já nas casas com decoração clássica, os arquitetos ou designers o aplicam em apenas uma parede de destaque. Além disso, incorporam aos conjuntos decorativos elementos em traços modernos e cores claras, para dar uma sensação mais clean aos ambientes.

Imitações de cimento queimado

Talvez você acredite que não é capaz de dosar os componentes para fazer a massa do cimento queimado e queira uma solução mais simples. Bem, é possível se chegar a um resultado parecido utilizando outros materiais. Já existem tintas específicas, além de porcelanatos e papéis de parede que imitam a textura do concreto. Mas, é claro que não fica a mesma coisa. Para quem não quer sofrer com tanto trabalho e sujeira – o que existe em qualquer reforma -, as imitações podem ser a solução perfeita. A aparência urbana e industrial do cimento falso é quase igual ao “cimento real”, só que o acabamento não é tão bom assim. Por exemplo, num piso feito de cerâmica é possível ver as linhas dos rejuntes, algo que não acontece com o cimento queimado.

O que é o cimento queimado

O cimento queimado nada mais é um revestimento para pisos, paredes e tetos. Mas, ele também pode ser visto aplicado a outros elementos da decoração. Tudo vai depender da criatividade do profissional que estiver elaborando o projeto. O importante é saber que ele funciona como uma argamassa especial, preparada de forma “caseira” ou comprada pronta. Os materiais utilizados para fazer a argamassa são o cimento, a água e a areia. Depois que se aplica a mistura sobre o contrapiso, por exemplo, é que há a tal “queima”.Esse processo consiste, basicamente, em jogar pó de cimento sobre a massa ainda fresca. Após tudo ser devidamente espalhado com uma desempenadeira, o aspecto fica bem nivelado e brilhante, bonito de se ver. O cimento queimado pronto também dá ótimos resultados. Seu composto necessita apenas de água para ficar pronto e ser aplicado. O melhor é que as empresas que fabricam esse tipo de produto costumam oferecer vários tons de cores.

Além do cinza concreto, que é mais tradicional, pode-se obter também uma massa em cinza claro e camurça. Por fim, basta selar e impermeabilizar tudo e está pronto. O cimento queimado apresenta várias características positivas, que agradam construtores e decoradores. O produto é, em tese, de fácil aplicação e manutenção. Ele é relativamente barato, durável e de boa aderência. Muito versátil, podendo ser utilizado em várias situações, deixando sempre os ambientes muito práticos e sofisticados – além de ficarem com um ar mais moderno e descontraído. Esse material é capaz de combinar com tudo e ficar bem em qualquer decoração. É, justamente, esse seu mix de frescor com rusticidade que tanto agrada as pessoas.