O retorno do design retrô em banheiros modernos

2015-04-10_190211

Embora o minimalismo branco continue sendo a norma, as tendências retrô estão voltando seriamente nos designs modernos de banheiros, incorporando toques de cor, acessórios clássicos e superfícies padronizadas.

Apesar de muitas vezes serem espaços estáticos e tradicionais nas residências, os banheiros certamente sofreram transformações significativas ao longo dos anos. Enquanto os da década de 1970 trouxeram cores vibrantes como o verde abacate e o amarelo mostarda, os anos 80 introduziram os ladrilhos cerâmicos em tons pastéis mais suaves.

Por outro lado, este século estabeleceu o ideal em superfícies brancas e marmorizadas, acabamentos lisos e brilhantes e acessórios prateados. No entanto, mesmo que esse visual todo branco continue a ser o protagonista, aprimoramentos retrô arrojados estão revivendo e se misturando com elementos contemporâneos para criar atmosferas elegantes, mas animadas, com um caráter forte.

O que exatamente é Retrô?

Essencialmente, o termo Retro no design de interiores refere-se a reviver tendências da era de 1950 a 1980, incorporando-as em espaços modernos – seja por meio de cores, acessórios, móveis ou formas e padrões geométricos. Isso não significa, no entanto, que os projetos devam ser envelhecidos ou desatualizados, mas implica uma mistura eclética do antigo e do novo.

Em outras palavras, abraçando um visual moderno com um sentimento retrô atualizado que transmite uma certa nostalgia. Hoje, essa versão modernizada do retrô é popular entre os proprietários (especialmente os millennials) que são atraídos por uma estética mais exclusiva e lúdica que foge da clássica tela branca.

De acessórios e louças clássicas a paredes com padrões coloridos, muitos elementos de design antigos podem ser incorporados nos banheiros para alcançar esse estilo retrô contemporâneo. Aqui, apresentamos algumas tendências que estão de volta, juntamente com os materiais atemporais usados para alcançá-las.

Azulejos coloridos

Nada é tão retrô como cores fortes, seja em pisos, paredes, pias, banheiros ou banheiras. Tons pastel animados, como azul empoeirado, menta, pêssego e salmão, apareceram nos banheiros dos anos 80, proporcionando um ambiente divertido ao combinar tons aparentemente incompatíveis. Mesmo que esse esquema de cores tenha saído de moda nos anos 90, parece estar voltando. Mas, em vez de serem espaços totalmente saturados, os banheiros modernos estão integrando principalmente alguns toques de cor na forma de azulejos cerâmicos.

Muitas casas modernas encapsulam essa estética, como esta pequena casa revestida em granito onde azulejos verdes pálidos revestem o chuveiro estilo chaminé. Da mesma forma, a Casa L&W tem interiores principalmente brancos, mas inclui um chuveiro de inspiração retrô coberto com azulejos de cor menta, um tom muito popular nos anos 70 (até mesmo apresentada em filmes icônicos como O Iluminado).

Graças à sua versatilidade e atemporalidade, os revestimentos cerâmicos são utilizados em banheiros há décadas. Além de serem duráveis, de baixa manutenção e leves, eles abrangem uma ampla variedade de cores, tamanhos, acabamentos e padrões, oferecendo alta flexibilidade de design para vários layouts e aplicações. Assim, eles podem ser personalizados de acordo com a decoração desejada do ambiente, tornando possível esse estilo retrô modernizado.

Acessórios ousadas com detalhes metálicos

Quando se trata de louças sanitárias, conceitos como “vibrante” ou “ousado” não vêm à mente imediatamente. Mas, uma tendência crescente de pias, banheiras e vasos sanitários coloridos com detalhes metálicos dourados provavelmente mudará isso. Inspirados nos anos 50 e 60, tons como rosa chiclete e turquesa estão voltando e sendo combinados com formas modernas e minimalistas.

Por sua vez, os acessórios cromados há muito dominam os designs modernos de banheiros, deixando para trás o latão polido dourado das décadas passadas. Mas, hoje em dia, os tons dourados inspirados no vintage ressurgiram, seja em bronze champanhe ou ouro escovado – e em acabamentos naturais, foscos ou brilhantes. A tendência dourada está presente, por exemplo, em torneiras, chuveiros e acessórios que, aliados a ambientes coloridos, transmitem um ar retrô com um toque moderno.

Padrões animados únicos

Inspirado no movimento pop art, o design de interiores dos anos 60 foi caracterizado por texturas expressivas, formas geométricas e cores saturadas. Assim, também viu uma insurgência de paredes fortemente padronizadas com o uso de azulejos, granilites e papéis de parede divertidos.

Hoje, estamos vendo um renascimento desses padrões vibrantes em banheiros modernos, integrando formas únicas e esquemas de cores retrô. É o caso do banheiro da Fagerstrom House, onde os arquitetos usaram azulejos verdes no piso e nas paredes para criar um padrão hexagonal imersivo.

Assim como na moda, as tendências de design sempre voltam; mas para sobreviver, eles devem ser reinterpretados, atualizados e combinados com elementos modernos. Em relação aos banheiros, a chave está em equilibrar as tendências retrô com estilos e configurações contemporâneas e minimalistas. Só assim eles podem ser únicos e inspirados no vintage, mas ainda adequados para edifícios mais atualizados.

Clique na imagem da galeria para ampliar