O rei das manhãs é a aposta do Brasil ao Oscar 2018

2015-04-10_190211
Produção vai concorrer a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira

O filme Bingo – O Rei das manhãs, com direção de Daniel Rezende, foi anunciado pela Academia Brasileira de Cinematografia como o longa nacional escolhido para concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Oscar de 2018. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (15), na Cinemateca, em São Paulo.
Mais de 200 membros da comissão formada por profissionais da área cinematográfica ajudaram na tomada de decisão, que avaliou 22 longas pré-candidatos. O vice-presidente da academia,
Jorge Peregrino, avalia que a safra de filmes apresentados este ano mostrou muita qualidade, mas Bingo superou expectativas. O drama aborda a vida de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo na televisão brasileira na década de 80. Apesar da fama, ele não era reconhecido pelo público na rua, o que o levou à frustração e envolvimento com drogas.
O cineasta e produtor João Daniel Tikhomiroff, membro da comissão, disse que foram levados em conta quesitos como universalidade, linguagem cinematográfica e compreensão internacional. “Bingo preenche todos os quesitos”, declarou. “Além de ser extremamente bem estruturado, com roteiro, elenco e edição, é muito bem-feito. Nos deixou bastante impactados e este é o primeiro critério que focamos”, avalia.
O cineasta Miguel Faria Júnior, também membro da comissão, disse que não focou no público dos Estados Unidos, onde será disputada a estatueta. “Quis escolher o filme mais importante, o melhor produzido no Brasil este ano. Normalmente, o que faz sucesso fora do Brasil são os mais provincianos, não são filmes com capa de marketing”, disse.