O que vai virar natural na decoração depois de passar o Coronavírus

2015-04-10_190211

O processo de isolamento e quarentena nos levou a refletir sobre diversos aspectos da nossa vida, incluindo consumo, sustentabilidade e vida social.  É de extrema certeza que, após esse período nebuloso, vamos nos abraçar, dar mais valor à família e aos amigos e reparar nos pequenos detalhes, como nunca antes. Por isso, a arquitetura e o design de interiores têm o papel fundamental de reformular a casa para se adaptar a essa nova realidade. Depois de criarmos espaços para resolver tudo em casa, a tendência é de que esses locais virem parte da rotina.

Home Office

Um dos primeiros itens que já percebemos uma mudança no lar foi o local de trabalho em casa, o famoso Home Office. Logo nos primeiros dias de confinamento, as pessoas perceberam que este espaço precisava de uma certa importância e uma organização correta, para ser funcional e confortável, afinal, nem todo mundo estava vivendo essa tendência do work at home. Muito dos projetos residenciais, ultimamente, não contemplavam o home office, pois a maioria trabalha com um notebook, então qualquer mesa servia. Mas agora, depois de passar 60 dias em isolamento social, trabalhando em casa, com certeza os home offices serão lembrados novamente. E, por causa dessa quarentena, que tivemos que nos reconectar com nossos lares e nos adaptar dentro de nossas necessidades, a ‘nossa casa’ virou uma grande aliada.

Exercícios em casa

Com as academias fechadas e sem poder correr ou praticar exercícios nas ruas, outro item que será incorporado à residência é um espaço para realização de atividades físicas. As pessoas perceberam que sim, é possível se exercitar em casa, mas que se seus lares fossem planejados para receber este tipo de atividade, a prática poderia ser mais frequente e agradável. As próprias academias disponibilizaram aulas gratuitas online e muitos profissionais deram dicas de como ambientar um espaço para se tornar um local de prática de exercícios. Determinação e tecnologia são os fatores principais para levar a uma rotina de exercícios. Lembrando que, é recomendado manter essa prática para ter uma vida saudável e ficar imune a doenças.

Re-conexão com a natureza e a mente

Uma das mudanças que haverá com a casa após a pandemia é o autocuidado e a conexão com a natureza, que promove momentos de relaxamento e conforto em casa. Cresceu o interesse das pessoas em áreas que se integrem ao mundo exterior, como varandas, sacadas, jardins e hortas. Ter sua própria área verde para cuidar. Cantinhos de meditação, pequenos altares e lugares onde se possa estabelecer uma conexão espiritual também estão cada vez mais requisitados pelas pessoas, um lugar para ter paz e silêncio.

Armários maiores para guardar a comida

Nos ambientes mais funcionais da casa como a cozinha, espaços de armazenamento, principalmente despensas e geladeiras, estão recebendo mais atenção e organização. Desta forma, no futuro, serão priorizados armários para estoque de alimentos, esquecidos diante de uma rotina de alimentação fora de casa.

Lugar na entrada para organizar os sapatos na entrada

Com certeza vai ser parte da rotina das casas trocar o calçado ao entrar em casa. Essa tendência já muito comum na decoração de residências em países asiáticos, a presença de uma sapateira ou de um móvel para guardar os sapatos dos moradores e dos visitantes antes de entrarem em casa pode ser uma das tendências no pós-Coronavírus. Além de higiênico, é uma forma de deixar as energias ruins fora do lar, segundo a tradição oriental. E nós já nos acostumamos a este hábito, então deve ser mantido depois dessa época de Coronavírus. O conforto nos pés depois de trocar por um calçado, uma chinelo ou uma pantufa é bem fácil de se tornar rotina.