O que plantar na sua horta na primavera

2015-04-10_190211

É na Primavera que alimentos plantados começam a florescer, tornando a nossa horta cheia de cores e flores

Salsa
É a altura ideal para a plantar. A salsa, além de ser uma mais-valia para os seus cozinhados, dá um toque decorativo especial à sua horta. O mesmo se aplica aos orégãos, ao tomilho e à hortelã. Podem ser cultivados em lugares ensolarados, ou em sombra parcial. Não exigem muitos cuidados, toleram bem diferentes condições do solo, crescendo mesmo em solos pouco férteis.

Abóbora
Fácil de plantar na primavera, a abóbora permite-lhe elaborar uma ampla variedade de pratos e sobremesas. Apesar de possuir inúmeras variedades de cores e formas, na hora de plantar, o processo a seguir é o mesmo para todas. O tempo entre a plantação até à colheita costuma ser, dependendo das zonas, de quatro meses. Quando estão maduras apresentam uma cor laranja brilhante.

Conselhos
Apesar da plantação da abóbora ser feita na Primavera, poderá ter que adiar umas semanas caso ainda hajam geadas e frio;
Não se esqueça de escolher um terreno com uma extensão considerável de terra, uma vez que as abóboras se desenvolvem horizontalmente;
Se a plantação for feita depois de uma rega, ou chuva, não volte a regar mais, até a formação do primeiro fruto, pois poderá apodrecer a planta.

Cebola
Logo que o solo possa ser trabalhado na Primavera, geralmente a partir de final de Março, é momento para pensar nas cebolas. Uma planta obrigatória em qualquer horta. Começam a ser colhidas no final da estação, dependo do mês em que foram plantadas.

Conselhos
As cebolas precisam de alimento constante para produzirem bolbos grandes. Estrume e fertilize bem o terreno antes de as plantar;
Ao plantar as cebolas não as enterre mais do que uma polegada, pois poderá restringir o crescimento do bolbo. Lembre-se que é uma planta de folha.

Tomate
É igualmente obrigatório o tomate ser plantado na Primavera. É uma planta de crescimento fácil, uma vez que cresce em qualquer lugar desde que esteja húmido e receba luz solar. Contudo, é muito suscetível a pragas e a doenças.Vai exigir paciência da sua parte, pois demora um certo tempo a crescer.

Conselhos
Há medida que a planta for crescendo ampare-a com uma estaca;
Prefira um regador a uma mangueira quando regar os tomates para não os deixar demasiado enxutos.

Melancia
Toda a gente gosta de uma melancia fresca no Verão. Plantar na Primavera é o mais indicado como altura de cultivar este fruto, que fará as delícias dos seus familiares e amigos. Para além de que, a horta ganha uma outra alegria. A melancia adora desenvolver-se durante os dias mais quentes.

Conselhos
Assim que tiver possibilidade coloque uma cobertura de plástico preto, terá a vantagem de aquecer o solo e de impedir o crescimento de ervas daninhas;
Quando for regar tenha atenção para apenas molhar a base da videira. Evite molhar as folhas. Reduza a rega à medida que as frutas forem crescendo;
Quando as for colher, um truque para ter a certeza de que a melancia está madura é bater nela, caso escute um oco é sinal de que está pronta a ser consumida.

Pepino
É vulgar encontrar esta planta trepadeira nas hortas. São uma excelente aposta para as saladas durante os meses mais quentes. Gostam de se desenvolver debaixo de calor, porém requerem um terreno húmido.

Conselhos
Não plante o pepino logo no início da primavera, espere por os dias mais quentes da estação, pois como vimos é uma planta que gosta bastante de calor;
De modo a promover uma maior ramificação das plantas corte as pontas das ramas principais;
No pico da colheita, é preciso ter o cuidado de colher os pepinos a cada dois dias, se não o fizer as plantas deixam de produzir.

Pimentão
O pimento é também uma excelente opção para plantar na horta durante a Primavera. Possuem uma enorme variedade, por isso pode escolher aquele que preferir, ou que se adapta melhor à sua zona.
É muito sensível ao frio, aguarde pelos dias mais luminosos para iniciar o trabalho.

Conselhos
Ao comprar as plantas, opte pelas que têm folhas verdes e caules fortes e escuros;
Não plante os pimentos, onde os tomates cresceram anteriormente, pois ambos estão sujeitos a doenças similares;
Mantenha o solo úmido, a falta de água pode produzir pimentões de gosto amargo.