O que mudará com as novas carteiras de identidade

2015-04-10_190211

Muito em breve os brasileiros poderão contar com um novo documento de identidade. A partir do dia primeiro de março, todas as carteiras de identificação serão entregues com novo layout. Dentre as principais mudanças haverá no documento nove campos opcionais, a serem preenchidos, por exemplo, com os números da carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho e título de eleitor.

Solicitações
De acordo com ela, o modelo antigo irá atender somente as solicitações realizadas até o próximo dia 31. Os requerimentos feitos em fevereiro serão entregues, a partir de primeiro de março, com o novo design. Casos de urgência, no entanto, ainda serão atendidos. No interior do Estado, contudo, essa solicitação deve ocorrer até 15 de fevereiro.

Valor
Hoje, a primeira via é gratuita. Para a segunda é preciso desembolsar R$ 65,88 (a modalidade expressa sai por R$ 85,65). No fim de janeiro deve ocorrer o reajuste anual, mas que não tem influência das modificações.

Pessoas com deficiência
Podem optar por solicitar a impressão de um ícone na carteira, mediante documentação comprobatória, sinalizando a condição. “A última lei sobre carteiras de identidade era de 1983. Desde lá, os Estados vinham agregando informações diversas”, explica a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, Heloísa Helena Kuser. “Foi então criado um comitê nacional para a padronização e regulamentação da lei, atendendo a necessidades de inserção de outros dados, por solicitação dos cidadãos.”

Primeira carteira de identidade
Para quem pedir o registro geral de identificação pela primeira vez, sem necessidade urgente, Heloísa aconselha a aguardar o início de fevereiro, para obter o novo modelo. Os valores devem permanecer os mesmos.