O que fazer quando o relacionamento termina? Saia desta posição onde todo mundo esteve ou pode estar algum dia

2015-04-10_190211
Respire! Você não é a primeira pessoa que está passando por isso e, certamente, não será a última. Este término de relacionamento pode ser visto de duas maneiras: “meu mundo caiu”, ou “segue o baile”. A escolha é sua! Autodepreciar-se e enfiar-se num buraco ou dar a volta por cima e receber todo o amor que você merece? A escolha é sua!

Calma! Você não vai morrer! O fim de um relacionamento pode mostrar o quanto você é especial e abrir portas para muitas oportunidades que você não conseguia enxergar antes e, principalmente, para você perceber o quanto é espetacular

 

Elas? Choram, se trancam no quarto, pensam em se vingar, pensam que vão morrer, mas, quando o lado emocional fala mais alto, algumas até aceitam um pequeno “flashback” para matar a saudade do ex que as dispensaram. Eles? Saem com os amigos e lotam as redes sociais de fotos onde aparecem rindo, curtindo a vida, e mostrando que o fora recém-tomado nem doeu tanto assim. De um modo geral, homens e mulheres agem de formas diferentes quando são abandonados. No entanto, independente da reação, todos estão sentindo a mesma coisa: o peso da rejeição.
Quando você leva um fora, o sentimento de confusão e de querer voltar no tempo para “fazer tudo diferente” toma conta de todos os pensamentos, mas apesar do susto, existe sim um lado positivo de levar um fora. O término pode fazer você se dar por conta do quanto você é especial para dividir a sua vida com uma pessoa que não tem sentimentos fortes e verdadeiros como os seus. Aprende-se que, quando existe amor, se quer estar juntos, independentemente de qualquer coisa.
O grande erro das pessoas é querer acertar na loteria do amor sem sofrimentos. É preciso experimentar para ter certeza do que queremos e de que estamos escolhendo certo. E isso só acontece ‘batendo a cabeça”, já que ninguém chega às nossas vidas com uma plaquinha colada na testa escrito: “Sou a pessoa certa para você”.
Para quem está se sentindo rejeitado ou sozinho é preciso entender que todos estamos sujeitos a levar um fora, pois relacionamentos são feitos de pessoas diferentes que podem, de repente, perceber que não combinam mesmo. O fato de levar um fora não deve ser visto de maneira trágica, mas como ele realmente é, ou seja, “aquela pessoa não combina comigo e pronto”. Existem muitas outras que combinam.
Começar de novo é preciso e tentar tirar a parte boa dessas experiências é um bom exercício de amadurecimento para as próximas relações.

Cada um tem seu tempo de luto quando uma relação termina. É importante que este tempo seja respeitado por você mesmo

Chore, mas saiba a hora de parar
Sofrer é preciso, mas, é preciso ter como objetivo superar o luto o mais cedo possível. Não se pode falar com precisão sobre esse tempo, embora exista a necessidade de compreender o processo. Cada um tem seu tempo. Um tempo de recolhimento, e é mais do que normal. Nesta fase, respeite seu coração e dê a ele este tempo, mas lute para sair dessa o quanto antes. De nada vai adiantar ouvir Marília Mendonça ou Zé Neto e Cristiano enquanto você “beija os copos e abraça as garrafas”.
Ficar alimentando a dor por muito tempo torna-se um processo de autodepreciação. Por isso, é importante perceber que a dor vai diminuindo com o tempo. À medida que a pessoa começa a fazer novos envolvimentos, emerge a esperança de continuar a viver. É possível perceber que, embora a pessoa que se foi jamais virá a ser esquecida, a vida pode e deve continuar a ser vivida.

“Mas ele era tão bom…”
Ele tinha mil defeitos, mas bastou dar o “fora”, pronto: o sapo virou um príncipe. “Endeusar” o ex é uma defesa do cérebro. A pessoa nega que levou um fora para poder aliviar sua dor, e admirar o outro faz parte dessa defesa. Mas lembre-se sempre: você é a peça mais importante deste “jogo”. O melhor a se fazer nesse momento é encarar o fato de que existe alguém no mundo que não está disposto a nos amar, mas em compensação, ainda restam outras milhares de pessoas que podem estar e que vão valorizar o ser humano que somos, com todos os nossos defeitos e qualidades, como deve ser.

Cuidar de você mesmo é a melhor opção para sair desse lugar onde todos já estivemos um dia…ou estaremos

Ele (a) me trocou por outra (o) – e agora?
Outro caso complicado é quando o motivo do fora foi uma terceira pessoa. Mas tentar se comparar é o erro mais grave neste sentido. O fato do seu ex preferir outra pessoa no seu lugar não quer dizer que essa pessoa é melhor, mais bonita ou mais inteligente. Significa, somente, que vocês não combinam, e acredite, isso não é o fim do mundo. Se aconteceu assim, é porque assim deveria ser.

Quem procura acha
Parece que as redes sociais foram a melhor invenção do mundo para buscar notícias sobre ex, mas o melhor é evitar. Isso só piora as coisas. Stalkeando o ex a pessoa continua vivendo essa relação ou até mesmo, alimentando este sofrimento.
É preciso “enterrar o ex”. Se quiser faça até um enterro simbólico do seu passado. Queime uma vela enquanto guarda no fundo da gaveta as fotos que tiraram juntos, apague o Facebook, Instagran, e todos os aplicativos dele, bloqueie o contato no WhatsApp e simplesmente esqueça que um dia conheceu aquela pessoa. Se você quer parar de sofrer, não se engane achando que podem ser amigos nesse momento de dor. É como diz a música da Dua Lipa, “New rules”: “Não seja amiga dele, você sabe que acordará na cama dele pela manhã, e se você estiver debaixo dele, você não vai superá-lo.”

 

À procura do ponto final
Tem também aquele ex que termina, mas insiste em continuar fazendo parte da vida: seja dando uma ligadinha de vez em quando, seja forçando a barra em uma amizade, que requer mais atenção: quando o ex continua procurando, na maioria das vezes, é porque quer continuar no controle da relação. Enquanto a outra pessoa permitir essa relação nunca vai ter fim. Se está te machucando, não atenda, não responda. O ideal mesmo é que se interrompa qualquer contato.

Livre-se da culpa
Um dos primeiros passos rumo à libertação do ex é fazer sumir da cabeça a tal frase: “onde foi que eu errei?”. Quando uma relação chega ao fim, ninguém é culpado. É importante pensar que vocês simplesmente não combinavam tanto quanto você imaginava. É difícil pensar assim, mas em menos tempo do que você imagina, verá que tudo acontece para o seu bem.

Evite revirar as redes sociais do ex. Você só vai machucar-se ainda mais se o vir vivendo a vida normalmente, como se nada tivesse acontecido

Xô, carência!
O ditado que diz que, “para curar a dor de amor, é preciso encontrar um novo”, nem sempre faz sentido. Antes de começar a amar alguém, é preciso recuperar o amor próprio. Quando levamos um fora, nossa autoestima cai violentamente, acreditamos que somos a pior pessoa do mundo e que ninguém mais nos quer, então corremos o risco de nos envolver com o primeiro que demonstrar interesse, fazendo-nos lembrar que ainda somos atraentes.
Para não cair em roubadas, é preciso cautela. O maior erro que cometemos é pensar que só seremos felizes se estivermos amando alguém. A verdade é que só seremos felizes se amarmos, antes de tudo, a nós mesmos. Mas não precisamos criar uma “Muralha da China” ao nosso redor. Afinal, esconder-se dentro de uma casca, quando há pessoas verdadeiramente interessadas em você (e que já demonstraram isso), pode ser muita burrice. Ou covardia. Não faça comparações. As pessoas não são todas iguais e nem são obrigadas a pagar pelos erros de outras pessoas.

Autoestima alta, já!
Trabalhar a autoestima continua sendo um dos principais conselhos Para sair do buraco. Foque a sua atenção no que você tem de bom. Faça o exercício de ignorar os pensamentos de culpa e de autoflagelação, pois eles não te levam adiante. Exalte suas qualidades e procure aprimorá-las, então pense que você vai ficar irresistível e que o único a sair perdendo será seu ex. Leia mais, veja assista suas séries favoritas, foque no seu trabalho, amigos, família. Se você não estiver com você e se amando, não será capaz de amar ninguém, e corre o risco de machucar quem chegar perto de você com boas intenções.

O ideal é que seu ex seja bloqueado de todos os meios que pode comunicar-se com você. Isso pode evitar um desgaste maior

Mexa-se
Cabeça vazia, cabeça no ex. Isso é o que acontece quando se leva um fora: ficar desocupado é um ótimo motivo para pensar no fim da relação. Para curar a dor é importante o investimento pessoal. Aproveite a oportunidade que a vida está lhe dando para melhorar como indivíduo, para então encontrar pessoas que realmente mereçam estar ao seu lado. Já ouviu falar que a mudança começa com você?
Buscar conhecer novas pessoas, lugares, restaurantes, novas oportunidades de trabalho ou viagens podem representar um recomeço. Várias opções de vida podem ser fantásticas, mas antes passavam despercebidas ou eram ignoradas, pois tudo que detinha sua atenção era o seu ex. Perceba que a única certeza que temos é de que teremos a nossa própria companhia pelo resto da vida, então vamos investir para que essa companhia seja a mais agradável possível.

Existe lado bom em levar um fora?
Claro que sim!!!! A parte boa de um fora é o aprendizado. A principal dica é se observar! Olhar para si mesmo e verificar o que pode ter saído errado para recomeçar. Descobrir quem é você, o que gosta e o que você quer como objetivo em sua vida faz parte deste recomeço e de todo o processo de perda. Apenas perdendo é que aprendemos quem realmente somos e a continuar buscando o que pode nos completar como ser humano.
A única coisa ruim de levar um fora é a mudança de rotina, mas é justamente isso que incita o lado bom da crise – a reflexão. O término de um relacionamento deve ser encarado como uma dádiva, pois dificilmente uma pessoa terá outro momento na vida que favoreça mais a reflexão. Temos medo do novo, em todos os aspectos, mas o novo é sempre bom.
Tente ver a vida como uma gaveta de escritório, que de tempos em tempos precisa de uma limpeza para abrir espaço para coisas novas e melhores: se a vida te mostrou que a limpeza precisava ser feita no seu relacionamento, então mãos à obra. Faça de você mesmo, tudo que pode para ser feliz! Depois disso, encontrar um novo amor será apenas consequência de seu novo estado de espírito.

O importante é não se diminuir diante da situação, afinal, ninguém é pouco ou muito para alguém