O que fazer para prevenir as alergias alimentares e respiratórias

2015-04-10_190211

Sábado (08) foi o o Dia Mundial da Alergia, condição que afeta 40% da população, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os pacientes podem apresentar sintomas como problemas gastrointestinais ou complicações respiratórias.
Segundo o médico Antônio Carlos Biel, especialista em alergia e imunologia, reconhecer os fatores da alergia é fundamental para evitá-la. “Na rinite e na sinusite os desencadeantes estão no meio ambiente. Um local higienizado, arejado e com o mínimo de acúmulo de poeira ajuda, e muito, no tratamento das patologias”, explica.
Alimentos também causam reações, entre os quais o leite, a clara de ovo, peixe, trigo, soja e amendoim. Exames indicam o diagnóstico necessário. Biel ressalta que a alergia não tem cura, mas possui jeitos controlá-la.
“A palavra em alergologia chama-se prevenção! Se evitarmos os alérgenos desencadeantes estamos caminhando muito para o controle dos sintomas.
E se aliarmos as terapêuticas de ponta como imunoterapia e indução de tolerância imunológica, teremos com certeza um sucesso ainda maior no tratamento dos nossos pacientes” conclui o médico.