O que fazer com picada de animais peçonhentos em cães e gatos

2015-04-10_190211

O animal que o picou, a região da picada, a quantidade de veneno e a reação do organismo do seu animal de estimação são os fatores que determinarão o quão grave é a situação.
O verão, entre todas as estações do ano, é o período mais propício para acontecerem acidentes com estes animais. Em regiões próximas a rios e lagos, matagais, terrenos baldios e construções. Cães e gatos estão mais expostos aos perigos de serem picados.
Ao ser picado por cobra, seu cão ou gato pode ter uma reação hemorrágica, neurotóxica e necrosante. Isso significa que podem ocorrer sangramentos, desorientação e morte da parte da pele onde foi picado.
Ao ser picado por escorpião, seu cão ou gato pode ter muita dor e vermelhidão no local da picada, mas não costuma ser fatal. O cenário pode mudar caso seu animal tenha problemas cardíacos.
Ao ser picado por aranha, seu cão ou gato pode perder os pelos no corpo ou na área onde foi picado. Pode também ter reação necrosante, o que leva à morte da pele na área picada. As aranhas são as mais perigosas para os animais de estimação.
Ao ser picado por abelha, a reação mais comum para cães e gatos é inchaço no local da picada. O cenário mais frequente é serem picados na cabeça e focinho.

Como identificar os sinais?
Para identificar os sinais de picada de animais peçonhentos em cães e gatos, é preciso atentar-se a alguns detalhes. Inchaço e mudança de cor no local da picada é um sintoma muito comum, assim como sangramento e vômito.
O seu animal também pode ficar com dificuldade em andar, coceira, taquicardia e dor. Apesar dos sintomas serem comuns entre as picadas de todos os animais peçonhentos, tudo pode variar de acordo com a reação do organismo do seu cão ou gato em relação ao veneno.

O que fazer?
Existem algumas formas de retardar o avanço do veneno no organismo do seu animal de estimação. Aqui vão algumas dicas do que fazer quando perceber uma picada de animais peçonhentos em cães e gatos.

Registre tudo à sua volta
É importante para um tratamento mais eficiente saber qual o animal o picou. Esteja atento ao que está ao redor da área onde seu animal pode ter sido picado. Se encontrar o animal peçonhento, registre com uma foto ou recolha o máximo de informações como tamanho, cor, se tem ou não manchas. Com as informações passadas por você, o profissional irá providenciar o soro certo para tratar do seu cão ou gato.

Acalme seu cão ou gato
Manter o seu animal de estimação quieto e de preferência com a área da picada abaixo do coração faz com que o veneno demore mais até percorrer seu organismo. Isso evita que seu cão ou gato tenha mais dores, febres e outros sintomas.

Higienize o local da picada
Para evitar que haja alguma infecção no local da picada, lave com água fria e sabão. Se for possível, enrole uma toalha com gelo sobre o local da picada, isso irá reduzir o inchaço e amenizar a dor da picada.

Nunca tente retirar o veneno
Nunca, em hipótese alguma, tente retirar o veneno do seu cão ou gato. Não o perfure, corte ou pressione o local da picada. Além de provocar uma infecção, pode ainda causar mais dor em seu animal de estimação.

Vá ao hospital veterinário
Leve o seu animal de estimação o mais rápido possível ao hospital veterinário. Quanto mais rápido receber o soro, mais rápido estará se sentindo melhor e com o veneno eliminado de seu organismo.

Como prevenir?
Para prevenir picada de animais peçonhentos em cães e gatos, as melhores alternativas são:
Retirar entulhos e materiais de construção de sua casa;
Colocar tela em todos os pontos de esgoto, pias e ralos;
Manter a grama baixa para que seja visível em caso de algum animal peçonhento estar por perto.