O que fazer com o pet no período de férias e viagem

2015-04-10_190211

O primeiro passo é saber se o animal vai participar de suas viagens ou se vai ficar em casa e lembrar sempre que não há justificativa cabível para abandonar um animal, o que também é crime!
Assim, depois de decidir se o animal vai lhe fazer companhia na viagem ou não, é necessário tomar alguns cuidados para garantir a segurança do mesmo em qualquer situação escolhida.

Levando junto
Para quem deseja desfrutar das férias ao lado do bichinho, é preciso ficar atento a uma nova modalidade de empresas, as que fazem parte do petfriendly.
Este tipo de negócio aceita os animais dentro de suas comodidades e podem ser encontradas como hotéis, companhias aéreas, restaurantes, rodoviárias etc. Contudo, antes de se deslocar para o destino da viagem, é preciso esta atento à coisas importantes:
Faça um check-up veterinário com o animal, além de evitar algum transtorno durante a viagem, este tipo de procedimento é exigido por algumas agências de transportes;
Atenção para os pisos quentes, tendo em vista que eles podem queimar as patas do pet. Por isso, busque sair com ele em horários menos quentes;
Lembre-se de manter água limpa e fresca sempre por perto;
Em casos de viagens em carro, você deve usar caixa de transporte presa ao cinto de segurança.
Além disso, é indicado não alimentar o animal antes da vigem e não se pode deixar as janelas abertas;
É indicado apostar em coleiras que possuam uma plaquinha de identificação ou um microchip, em casos de perder o animal estes dispositivos irão facilitar o encontro deles.

Pet em casa
O principal ponto é nunca deixá-lo sozinho por muito tempo;
Deixe muita água e alimento disponível;
Chame alguém da família para visitá-lo e sair para brincar e passear com o animal na sua ausência. Outra possibilidade é contratar alguém que faça este tipo de serviço à domicílio ou um hotelzinho;
No caso específico dos hoteizinhos, faça uma visita criteriosa no espaço e de preferência com o animal, para que ele já conheça o local antes de usá-lo como estadia.