O que faz os relacionamentos serem sucesso?

2015-04-10_190211

Cientistas reuniram cinco fatores (e um não é o amor) que são segredo da felicidade nos relacionamentos

O sucesso de um relacionamento, segundo os pesquisadores é a convicção sobre o comprometimento do outro 85 pesquisadores se empenharam e até usaram a inteligência artificial para identificar os principais fatores para um relacionamento de sucesso. O maior estudo do tipo até hoje usou algoritmos para analisar quase 12 mil casais em 43 bancos de dados de 29 laboratórios diferentes. As características individuais não são tão decisivas quando se trata de prever o sucesso de um relacionamento. Mais importante são os julgamentos que se faz sobre ele. Não há nada mais importante para o sucesso de um relacionamento do que a convicção sobre o comprometimento do outro. Outro indicador importante é o nível de intimidade: aquela sensação de que seu parceiro o entende e realmente entende quem você é. E entre os cinco principais fatores que preveem relacionamento estão o nível de gratidão ou reconhecimento, a satisfação sexual de alguém e a percepção de satisfação do outro parceiro com o relacionamento. Os julgamentos das próprias pessoas sobre o relacionamento em si, como o quão satisfeitas e comprometidas se sentiam com seus parceiros, ou quão gratas se sentiam por eles, explicam aproximadamente 45% de sua satisfação, indica o estudo, publicado na edição de agosto da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, PNAS. Em contrapartida, as diferenças individuais representaram apenas 21% da satisfação nos relacionamentos analisados.
“Os fatores de previsões individuais têm a ver com o que alguém pensa sobre si mesmo e, em princípio, são independentes de qualquer relacionamento; por exemplo, o que costumamos chamar de personalidade ou as ideias abstratas que alguém pode ter sobre como gostaria que seu parceiro fosse romântico, o que você pensa de si mesmo não é tão importante quanto o que você pensa do outro.
“Em contraste, fatores de previsões específicos de relacionamento são construções que exigem que pensemos sobre uma pessoa em particular, geralmente nosso parceiro: esta é uma pessoa em quem posso confiar, alguém que amo, alguém que me valoriza … E eles têm dois ou mais três vezes mais impacto quando se trata de prever o quão satisfeito você está com o relacionamento do que diferenças individuais. Isso não significa que diferenças individuais – que incluem, entre seus principais preditores, satisfação com a vida, negatividade, depressão e problemas de apego – não desempenhem um papel na felicidade de um casal. Mas eles fazem isso sobretudo com base em sua própria experiência e condicionando o julgamento que se pode fazer do relacionamento, que é o que acaba sendo importante. O amor, não alcançou o “top 5” mas chegou ao “top 10” em termos de importância. “O amor realmente se saiu m ito bem, o que acontece é que é algo tão próximo da satisfação, o que estávamos tentando prever, que em muitos casos nem sequer o incluímos como candidato”, explica o pesquisador.  “Em outras palavras, não é que isso não importe, mas é o que essencialmente estávamos procurando”, diz ele.