O que é e como fazer a manteiga de garrafa

2015-04-10_190211

A manteiga de garrafa é um tipo de produto regional, muito utilizado no nordeste e no norte/nordeste do estado de Minas Gerais. É um produto advindo da agricultura familiar, produzida em baixa escala por pequenos produtores, comercializada em feiras livres, isenta de impostos, embalagens padronizadas e sistemas de comercialização sofisticados. O processo de fabricação dessa manteiga é artesanal, sem controle das etapas do processamento, inclusive do tempo e da temperatura utilizada para adequada fusão do produto, o que explica a falta de uniformidade do mesmo.
A manteiga de garrafa, é obtida de forma artesanal, através do batimento e fusão  do creme de leite pela eliminação quase total da água.Ela é apresentada na forma líquida a temperatura ambiente, já que o creme é obtido por aquecimento, e a parte líquida é recolhida na forma de manteiga de garrafa. Pode ocorrer separação de fase entre a gordura insaturada (líquida) e a gordura saturada (cristalizada à temperatura ambiente). As partes mais sólidas, com maior concentração de ácidos graxos saturados, não são aproveitadas. Isso, inclusive é o que diferencia o estado físico da manteiga de garrafa, ao contrário das manteigas tradicionais.
No que se refere a composição, esta manteiga é praticamente constituída por lipídios, o que lhe confere uma baixa atividade de água, permitindo um tempo maior de prateleira, contém também um elevado valor calórico.
De acordo com dados do IBGE, a Tabela de Composição Nutricional de Alimentos Consumidos no Brasil, 100g de manteiga contém 215 mg de colesterol, o valor apresentado é o mesmo para os dois tipos de manteiga.Porém, alguns estudos consideram que a fabricação da manteiga de garrafa, por ser empregada temperatura alta no processo, favorece a formação de ácidos graxostrans.E o consumo desses ácidos graxos na dieta diminuem o nível do colesterol-HDL e elevam o LDL, que são parâmetros bioquímicos considerados na avaliação da qualidade da dieta.Pois quando há uma elevação dos níveis de LDL, influencia o aumento do colesterol.
Armazenada em garrafa de vidro, como próprio nome diz, deve ser consumida em até 2 meses.
Você pode usá-la como a manteiga, espalhando no pão, por exemplo, sendo também utilizada como um ingrediente de diversos pratos regionais. Apresenta sabor característico, levemente rançoso e aroma delicado.

Benefícios práticos do uso da manteiga de garrafa
Não se deteriora rapidamente, podendo durar cerca de 2 meses na geladeira para aumentar a validade e evitar mofo.
É livre de lactose do leite e da caseína (proteína do leite), facilmente digerível às pessoas sensíveis a lactose.
Suporta temperaturas mais elevadas, pois os produtos sólidos do leite, inflamáveis, já foram removidos.
Contém mais triglicérides de cadeia média, o que pode facilitar a digestão, melhorar a função mitocondrial e reduzir doença cardiovascular, diabetes, câncer, doenças auto-imunes, aterosclerose e epilepsia.
Seu consumo reduz triglicérides e eleva o HDL colesterol.
Tem maior concentração de ácido butírico (ácido graxo saturado) do que a manteiga, o que promove maior proteção imunológica e ação anti-inflamatória, podendo ser excelente no caso da Síndrome do Cólon Irritável.
Para produzir a manteiga de garrafa, o ideal é que se use manteiga sem sal, feita de leite de vacas criadas a pasto. Melhor ainda se for originária de vacas que produzem o leite A2
Com o uso do leite cru e de vacas a pasto se terá melhor nível nutricional e menor risco de contaminação por hormônios de crescimento, antibióticos e patógenos comuns às operações de confinamento.
Quando se usa manteiga de vaca criada confinada, alimentada com grãos, como milho e soja, transgênicos, haverá uma má digestão desses elementos pelas vacas, pois os grãos comprometem a ecologia intestinal, induzindo a doenças e comprometendo a composição nutricional da carne e do leite.

Preparando sua própria manteiga de garrafa
1ª Usar manteiga sem sal, de preferência crua (não pasteurizada), de gado a pasto e se possível originária de leite A2
2ª Coloque um pote de 500 g de manteiga em uma panela, derreter lentamente a manteiga sem sal em fogo baixo.
3ª Quando começar a ferver vigorosamente, reduza o fogo e comece a retirar a espuma branca que borbulha à superfície, inclinando a panela se necessário.
4ª. Continue cozinhando em fogo brando até que sobre somente o líquido claro, cor de mel.
5ª Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco, por cerca de 30 minutos, e na sequência retire as impurezas e resíduos da manteiga, despejando-a através de uma gase em um frasco que possa ser tampado hermeticamente.
Pronto! Agora é só aproveitar todos os benefícios!