O que a cor do seu gato pode significar?

2015-04-10_190211

Estudos apontam que tons podem ser determinantes na personalidade dos felinos

Um dos primeiros fatores a ser levado em consideração por boa parte dos “futuros” tutores de um gato, é a sua cor. E quando se tratam dos tons e tonalidades, os felinos dão um verdadeiro show: cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas. Variedade não falta! Mas o que nem todos sabem, é que este critério pode estar associado ao perfil e comportamento do bichano
Inclusive, há estudos que embasam esta afirmação. Universidades da Flórida e Califórnia, nos EUA, levantaram evidências junto a diversos tutores que comprovam: a cor da pelagem dos gatos tem muito a ver com sua personalidade. Em uma pesquisa on-line, os pais dos felinos precisaram atribuir notas de 0 a 5 em em termos que pudessem estar associados aos seus pets, como ativo, indiferente, ousado, calmo, amigável, intolerante, entre outros.
Ao fim da pesquisa, foi possível traçar um perfil dos pets baseado em suas cores, pois se observou que a maioria dos tutores com felinos similares na coloração relatou características semelhantes, como amor, amizade, indiferença e agressividade.
O que a cor do seu gato pode indicar?
Gatos pretos
Essa história de que gato preto dá azar é mito! Na realidade, os felinos desta tonalidade tendem a ter um comportamento manso e tranquilo, além de serem amáveis, confiáveis e tranquilos. Eles gostam muito de brincar e ter os tutores por perto, mas são desconfiados e intuitivos: ao menor sinal de perigo, eles estarão em alerta.
Gatos brancos
Estes costumam serem mais ousados, tímidos e calmos em comparação a pets de outros tons. Ironicamente, a cor da sua pelagem pode indicar que ele tem pouco interesse a ser “aventureiro”, ou seja, tem preferência por ficar no conforto do lar. Em contrapartida, tendem a ser mais independentes, o que pode denotar indiferença às vezes, pois são mais reservados.
Gatos pretos e brancos
Carinhosamente chamado de “frajolinha”, este tem personalidade de sobra. Independente e agitado são suas principais marcas. Por vezes, pode ser um pouco arisco, quase agressivo, especialmente com estranhos, veterinários ou reações a movimentos bruscos. Tende a ser aventureiro e gosta de passear por aí. Todavia, é muito alegre e sempre está disposto para brincar.
Gatos cinzas
Esse é o extrovertido e carinhoso. Costuma ser brincalhão, quase travesso, e é muito curioso. Em geral são mansos e sociáveis, e nunca dispensam um carinho. Em síntese, trata-se de um felino muito ativo, mas que nunca dispensa um chamego dos seus donos. Indicados para crianças também!
Gatos amarelos e alaranjados
Lembra do Garfield? Pois é: gatos amarelos sintetizam bem a personalidade do famoso personagem. Costumam ser preguiçosos, brincalhões e grandes amigos. São descontraídos, inteligentes e chegados a uma “festinha”. É extremamente simpático e ama ser o centro das atenções, ao mesmo tempo em que é muito dengoso.
Gatos bicolores
Geralmente o gato bicolor – com exceção do frajola – tende a ser muito estável. Eles possuem uma curiosidade aguçada, mas por vezes parecem frios e distantes. Um exemplo clássico desta afirmativa, é quando estes procuram por carinho, mas logo se esquivam ao perceberem que chamaram a atenção. Mas, no geral, são ótimas companhias e muito leais aos tutores.
Gatos tricolores
Em geral, estes seguem o mesmo padrão dos gatos pretos, brancos e amarelos. Como em sua imensa maioria são fêmeas, estas costumam ser delicadas e dóceis. Muito apegadas à família. Ainda sim, tem um comportamento ativo e brincalhão. Podem ser teimosas e independentes também, sempre à procura de algo que as entretenha.
Gatos “escaminha”
Estes têm uma pelagem que lembra o casco de uma tartaruga, nas cores preto e laranja bem mescladas. Costumam ser tímidos e introvertidos, mas respondem bem a um carinho. Mas fica o alerta: ele não gosta muito de estranhos. Portanto, ao receber visitas, geralmente eles procuraram refúgio longe da vista de todos.
Gatos rajados
Estes mesclam vários tons de pelagem e demonstram um comportamento muito afável. Geralmente são tranquilos e tendem a gostar mais da companhia dos seus tutores a estranhos. Mesmo assim sim, podem chamar atenção por serem curiosos e sociáveis para conhecer novas pessoas. Ah! E eles gostam de brincar. E muito!