O primeiro dia de aula é um momento marcante também para os pais

2015-04-10_190211

A idade escolar não é necessariamente um consenso geral entre mães e pais, variando muito de acordo com as necessidades de cada um. No entanto, mais cedo ou mais tarde será o momento em que o primeiro dia de aula se torna realidade. A criança passa por uma série de questionamentos, dúvidas e receios. E é por isso que os pais precisam estar também preparados para esse momento, mesmo que seja tão difícil para todas as partes.
Deixar os filhos na escola pela primeira vez pode ser um processo difícil, porque pode provocar uma sensação de abandono. Por isso, de pouco adiantará acalmar a criança que está indo pra escola pela primeira vez se os próprios pais não estiverem preparados para tal situação. No entanto, aos poucos esse sentimento de desconfiança será cessado.

Incentive a criança
É importante não deixar a criança ainda mais ansiosa com longas explicações sobre o que é – ou como deveria ser – a escola. Isso pode atrapalhar mais do que ajudar. Seja breve em dizer que seu filho irá para a escolha, local onde vai aprender muitas coisas e conhecer novos amigos.

Não dê recompensas  para algo que deve ser prazeroso
A escola não deverá ser um problema a ser contornado com prêmios ou recompensas. Os filhos precisam ser ensinados da importância da responsabilidade de firmar este compromisso.

A hora da despedida
Jamais saia sem se despedir da criança ou escondida. Isso pode gerar um conflito emocional muito forte nos pequenos. O ideal seria falar que está deixando-a na escola, mas que logo mais voltará para buscá-la. Lembre-se que os escândalos nos primeiros dias são bem comuns.

Organização em casa
Organize um espaço tranquilo para que ela possa estudar e assimilar as atividades que serão ensinadas diariamente. É imprescindível que os pais acompanhem todas as lições de casa nesse primeiro momento. Assim, logo mais ela vai criando gosto por essa etapa e o dia seguinte será melhor para eles. A organização do material escolar e lancheira também deve ser acompanhada, assim como o uniforme da escola (caso seja exigido).