O Instituto Federal, que tem a reitoria em Bento, está na lista das melhores universidades do mundo

2015-04-10_190211

O IFRS está na 35° colocação entre as instituições brasileiras que estão na lista.

Na segunda-feira (05), foi divulgado pelo Centro de Classificações Universitárias Mundiais – CWUR, o ranking com as 2 mil melhores universidades do mundo. Estão na lista 52 instituições do Brasil.
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul, figura na 1.460ª posição em nível mundial e na 35ª colocação em relação as instituições do País e é o único Instituto Federal a constar no ranking.
A metodologia de avaliação do ranking considera quatro áreas: qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho da pesquisa.
O IFRS teve o maior destaque no desempenho da pesquisa, o qual é baseado em: a) resultado da pesquisa, medido pelo número total de trabalhos de pesquisa;
b) publicações de alta qualidade, medidas pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos de primeira linha;
c) influência, medida pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos altamente influentes;
c) citações, medidas pelo número de trabalhos de pesquisa altamente citados.
Para o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul estar na lista é motivo de muito orgulho: “ficamos muito felizes e orgulhosos pela colocação alcançada. Ser o único Instituto Federal nesta seleta lista e estar à frente de muitas grandes universidades brasileiras é algo a ser comemorado, com certeza.
Além disso, é um reconhecimento aos professores e técnicos do IFRS! Em um momento de incertezas e dificuldades, serve também para renovar as nossas forças, para que possamos continuar sendo uma instituição pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e cada vez mais alinhada às demandas da sociedade”.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto: “estar entre as instituições brasileiras mais bem colocadas nesse ranking internacional é algo muito positivo. Esse resultado é consequência do trabalho que está sendo realizado no IFRS, focado no atendimento das demandas da sociedade, que resulta em produtos como publicações técnicas e científicas de alta qualidade”.
Já o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, destaca que há um conjunto de fatores que contribuem para esse reconhecimento, dentre os quais “as políticas institucionais importantes que colaboraram para esse resultado, desde os diferentes editais de fomento a projetos até o programa de capacitação dos servidores, que possibilita a qualificação contínua dos nossos quadros”. E complementa, “o mais curioso, diferentemente das demais instituições do ranking, que possuem foco na educação superior e em nível de pós-graduação, atuamos desde a educação básica através do ensino médio integrado e da educação de jovens e adultos, o que demonstra que essa excelência é possível em todos os níveis de ensino”, finaliza.

História
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, foi fundado em 29 de dezembro de 2008, através da lei 11.892, que instituiu, no total, 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ao redor do País.
O IFRS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação- MEC. E tem prerrogativas com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-científica e disciplinar.
O IFRS se estruturou com a união de três autarquias federais: o Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet, de Bento Gonçalves, a Escola Agrotécnica Federal de Sertão e a Escola Técnica Federal de Canoas. Logo após, incorporaram-se ao instituto dois estabelecimentos vinculados a Universidades Federais: a Escola Técnica Federal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, de Rio Grande. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.
O Instituto possui 17 campi, que estão em: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.