O hamster está entre os animais de estimação mais indicados para crianças

2015-04-10_190211

O hamster é um roedor que passou a ser domesticado em 1939 e se tornou uma das principais escolhas para aqueles que não querem um cão ou um gato. O pequeno espaço da casa que ocupam, os poucos cuidados que demandam, os baixos custos que representam e a forma como brincam e chamam atenção das crianças, por exemplo, são grandes motivos disso.
Com tantas “vantagens” em relação a outras espécies de animais domésticos, muitas pessoas compram um hamster sem pensar duas vezes, mas é preciso ter alguns cuidados antes dessa decisão. Separar um local da casa para o bichinho, comprar uma gaiola confortável e que atenda às necessidades dele, ter certeza de que ele está em boas condições de saúde e saber dos cuidados diários que ele vai precisar, são atitudes muito importantes.

Principais características
Esses animaizinhos são conhecidos principalmente pelos dentes grandes, bochechas inchadas e por serem comilões, atacando qualquer comida que veem pela frente. Existem explicações naturais para isso: os hamsters são roedores e seus dentes não param de crescer, por isso precisam desgastar eles constantemente. Mas toda essa quantidade de comida não pode ser ingerida de uma só vez e fica armazenada em bolsas na boca, deixando a comida livre de qualquer contato com a saliva e mantendo-a fresquinha.
Eles dormem durante todo o dia, tendo mais atividades nos períodos da manhã e fim da tarde, início da noite. Possuem a visão muito comprometida, compensada pela grande capacidade auditiva e olfativa. A média da expectativa de vida é muito baixa, de 1 ano e meio à 2 anos, e talvez essa seja a pior característica desses bichinhos.

A escolha do hamster
Um hamster pode ser comprado ou adotado, mas antes de fazer isso é preciso ter certeza de que ele está com a saúde em dia. Verifique se a pelagem está completa e bonita, se os ouvidos estão limpos, os olhos normais e brilhantes (olhos esbugalhados podem representar alguma doença) e se o anus está seco. Para esse exame, segure o bichinho na mão. Caso ele te arranhe ou morda muito, escolha outro.

Principais raças
Anão chinês: o tamanho dele não condiz com o nome, chega a medir 13cm e ser maior do que outras raças. Acostumado com climas frios, seu pelo é denso e possui coloração cinza. Em habitat natural se alimenta de insetos e aranhas, mas nas residências costuma comer sementes. É muito sociável e costuma viver em torno de três anos.
Dourado da Síria: é o hamster mais comum nas casas e o mais fácil de encontrar para comprar. Mede de 13 a 15cm e se alimentam de todos os tipos de grãos e sementes. Podem ser dourado, branco, cinza, marrom ou albino. Deve ser mantido sozinho na gaiola, caso contrário irá arranjar briga.
Anão de Roborowski: é o menos hamster existente, medindo entre 5 e 7 cm. Muito ativo, precisa de uma gaiola grande com bastantes distrações.
Russo: medindo apenas 10 cm, eles são os que menos dão trabalho, precisando apenas serem alimentados. Por esse motivo são bastante requisitados para animais de estimação.
Cuidados essenciais
Os hamsters são animais que se preocupam muito com a higiene, assim como os gatos. Eles passam horas se limpando, sem deixar que nenhum lugar fique sujo. Então, a única higiene que precisa ser feita é a da gaiola. Trocar as raspas de madeira da base e lavar todos os utensílios são tarefas essenciais para manter o bem estar do bichinho. Manter a água sempre fresquinha também é importante.