O esgotamento do Sistema de Saúde

2015-04-10_190211

Bento Gonçalves atravessa seu pior momento na pandemia

A semana será de muita apreensão sobre o andamento do controle de propagação da Covid-19, no município. Com a capacidade de atendimento no limite, as autoridades de saúde viram, neste final de semana, um aumento descontrolado de ocupação de leitos. O dado que chama a atenção diz respeito aos respiradores disponíveis, no hospital da cidade. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Bento Gonçalves tem ocupação de 97,8%, do total de 45 equipamentos, 44 estão ocupados, neste momento.

A SES também alterou a contabilização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis. No site (https://covid.saude.rs.gov.br/) a ocupação total de leitos, em Bento Gonçalves, está em 95,7%, a diferença está na contabilização, que agora não é mais feita individual, entre leitos UTI e leitos clínicos. AS duas formas estão contabilizadas juntas. Mesmo assim, 17 pessoas seguem na fila por um leito de UTI, no município.

Sobre os dados do boletim epidemiológico da Prefeitura Municipal, do Comitê de Atenção ao Coronavírus, divulgado na tarde de ontem (07), a última semana foi a mais letal, desde o começo da pandemia. Nos últimos sete dias, a cidade registrou 11 mortes por Covid-19. No total, são 184 mortes.

Dos outros números disponíveis, nenhum serve de alento ou esperança de que a semana seja mais amena. Dos 23 leitos SUS disponíveis, 22 estão ocupados. Dos leitos particulares, que no total são 22, a ocupação chega à marca de 181,1%, com 40 pessoas internadas. Dos leitos Covid, a ocupação está em 68%, dos 100 disponíveis, 68 estão ocupados.