O Enem encolhe

2015-04-10_190211

Neste último final de semana do Enem, ficou evidente preocupação e desânimo dos estudantes. Faltava pouco mais de uma hora para os portões fecharem e vagarosamente os candidatos iam chegando. Alguns, mais preparados, afirmavam que era a quarta edição da prova que participavam, já outros vagueavam absortos, como o gif do ator John Travolta em cena do clássico do cinema, Pulp Fiction, que volta e meia retorna nas redes sociais.

O destaque deste ano foi a redução do número de alunos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais confirmou para a redação da Gazeta, o que já saltava aos olhos: Bento Gonçalves teve uma redução perto de 30% de estudantes inscritos para o Enem 2017, quando comparado com 2016. Neste ano foram 2.138 concorrentes, já em 2016, o número de candidatos chegou a 2.959. O que pode significar esta redução para a educação em Bento Gonçalves? Os alunos estão desinteressados ou é um reflexo da crise na educação das escolas estaduais? Esta é uma tendência que deve se repetir em outras cidades do Estado como reflexo dos parcos investimentos na área da educação pelo governo estadual. Muitos alunos não devem ter se sentido seguros para prestar o exame já que o calendário escolar foi prejudicado por causa da greve dos professores, que sem receber salários tomaram a decisão extrema de parar.
Quem vai recuperar o prejuízo dos alunos que dependem da educação de um estado mal administrado há décadas? O reflexo será a evasão escolar em números nunca antes visto, num retrocesso histórico, já que não há previsão de saneamento das contas e fim da penúria que assola a educação.

Segundo o mesmo Inep, 58,6% dos participantes que realizaram as provas são mulheres. Em relação à escolaridade, 63,5% dos inscritos já concluíram o Ensino Médio. Do total de participantes, 29,7% pagaram pela inscrição; 48,2% foram isentos; e 22,1% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017.
Se comparado ao ano passado ( 6.731.203 inscritos), houve uma redução no número de inscritos também a nível nacional. Em 2016,o número chegou a 8.627.260.
Segundo o Inep, essa redução ocorreu pelo fato de também o Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio. Agora, quem deseja obter a certificação deve realizar o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja).