O brinquedo certo para cada idade

2015-04-10_190211

De 0 a 1 ano
Nessa fase é importante que todo o espaço esteja ocupado, começando pelo aéreo. Os móbiles podem ajudar nessa tarefa. O bebê está percebendo o mundo ao seu redor, logo, estimular sua percepção visual e sonora é indispensável.
Aposte em livros e brinquedos que emitem sons. Formatos distintos, fantoches, texturas e objetos maleáveis ajudam-no no processo de descobrimento. Além disso, o pequeno está percebendo sua própria existência – invista em brinquedos com espelhos e reflexos.
De 1 a 3 anos
Até os três anos, os pequenos colocam a curiosidade à prova: já caminham, correm e falam, assim fica mais fácil aceitar os desafios. Reproduzir o que observam ao redor é comum. Invista em bolas, livros, instrumentos musicais, brinquedos para usar durante o banho, jogos de memória, bonecos, fantasias, quebra-cabeças e triciclos, por exemplo
De 3 a 5 anos
O faz de conta é o segredo de sucesso dessa idade. Não hesite em incentivar a imaginação e as amizades. Criar vínculos possibilita outras formas de explorar e compreender o mundo e as pessoas. Aposte em carros, cenários, kits de montar, fantasias e livros de pintura ou artesanato.
Logo após essa fase, os jogos com regras passam a chamar a atenção. Invista em tabuleiros, livros com histórias mais complexas e organize momentos de leitura, por exemplo.
Câmeras de brinquedo, materiais de desenho, jogos de equilíbrio e bicicletas são ótimas pedidas. Por estarem em processo de desenvolvimento da autonomia, ouça o que os pequenos têm a pedir.