O aparecimento anormal de aranhas armadeiras e marrons atinge mais de 10 bairros da cidade

2015-04-10_190211

Uma infestação de aranhas tem deixado a população bento-gonçalvense apreensiva nos últimos dias. No último dia 6 a bióloga Isadora Bisognin Cervo publicou uma mensagem no Facebook, em que dizia que havia recebido inúmeros relatos de aparecimento de aranhas em diversos bairros da cidade. No post, a jovem alerta para um possível desequilíbrio ambiental. Em menos de uma semana o post tinha pelo menos 129 compartilhamentos, mais de 630 curtidas e inúmeros comentários de pessoas afirmando que tiveram suas residências invadidas por aranhas, a maioria das espécies Armadeira e Marrom, duas das mais venenosas.
Em entrevista para a Gazeta, a bióloga afirma que se trata de uma infestação anormal. “O período reprodutivo das espécies relatadas é verão e começo do outono. Normalmente encontra – se machos e em pouca quantidade. Estão aparecendo aranhas aos pares e filhotes. Para esse crescimento na população de aranhas houve uma perturbação no habitat onde vivem”, explica.
De acordo com Isadora, nos últimos dias ela recebeu diversos relatos sobre aparecimento dos aracnídeos. “Foram mais de 100 relatos vindos de todas as regiões da zona urbana do município. Muitas pessoas me contaram que nessa época geralmente uma ou outra aranha aparecem. Mas esse ano elas estão aparecendo em maior quantidade e maior frequência”, conta. A bióloga afirma ainda que conversou com o doutorando em biociências (zoologia) da PUCRS, Miguel Machado, que confirmou a situação de desequilíbrio no habitat dos animais.
“Acreditamos que houve perturbação no habitat onde essas aranhas vivem. Com isso, é possível que haja aumento das presas e/ou diminuição dos predadores das aranhas”, salienta.

Alguns dos bairros infestados

Cidade Alta
Um dos casos mais graves se trata de uma infestação numa casa localizada na Cidade Alta. De acordo com H.P (pediu para não se identificar), em uma semana foram encontradas pelo menos 14 aranhas dentro do imóvel. A vítima que trabalha cuidando de uma idosa de 75 anos, afirma que enquanto dormia levou uma picada no rosto. “Quando eu levantei para ir ao banheiro ela estava perto do roupeiro e matei com inseticida para mosquito. Eu tive que bater nela com a vassoura mais de três vezes e ela não morria. Estou com o olho todo inchado e tem uma bolotona por fora do olho e dó e coça muito. O doutor achou a picada perto do nariz”, relata. A vítima não quis se identificar pelo fato der acontecido na casa onde trabalha.

Coahb II
A moradora da Coahb II, Taty S. De Melo também teve a casa invadida pelos aracnídeos. “Aqui na Cohab2 também aparece várias, principalmente onde tem mato perto e são grandes. Quando é calor elas aparecem em maior quantidade dentro de casa”, conta.

Pomarosa
No bairro Pomarosa os aracnídeos também têm deixado moradores em alerta. Para a moradora Maria Sueli Scussel a única solução é matar os animais. “O que tenho feito é matá –las, menos as caranguejeiras, porque não são venenosas”, diz.

Tamandaré
A moradora do bairro Tamandaré, Suelen Pertile afirmou que encontrou duas aranhas da espécie Armadeira em apenas uma semana. Segundo Suelen os animais foram encontrados na garagem de casa e também no quarto.
A moradora Rejane Marcon, que não informou o bairro que mora, utiliza métodos alternativos para matar as aranhas. “Nesta semana teve uma invasão de aranhas na minha casa. Aproximadamente 45 filhotes já crescidos entraram na casa enfileiradas. Entre chineladas e três tubos utilizados de inseticida, consegui eliminá-las, mas ainda encontro algumas. Só no box do banheiro recolhi dez aranhas”, conta. A dona de casa criou uma um método para encontrar os aracnídeos. Segundo ela, o segredo é cuidar os ninhos de formiga. “Eu sempre cuido as formigas e já encontrei em alguns ninhos. Então sempre que tiver formigas você pode procurar que vai achar. Tenho uma lanterna e procuro as aranhas antes de dormir. Meus anjos da guarda são meus gatos, que acabam matando algumas com patadas. Para me proteger coloco panos umedecidos com SBP embaixo das portas. Não coloco cobertas ou roupas nas janelas para ventilar, calçados e roupas sempre devem ser revisados”, salienta.

São Roque
A moradora Claudia Salini disse que matou pelo menos cinco aranhas desde metade de março.

Burati
E.W é morador do Burati. “Moro no Burati, descendo pelo Borgo e nunca vi tantas Armadeiras como neste ano. Tenho matado umas duas por dia”, conta.

Universitário
Segundo o morador Airton Junior “elas estão subindo até nos prédios, moro no sexto andar e tenho que deixar as janelas fechadas. Até gafanhoto gigante apareceu”

Borgo
Uma moradora da Rua São Paulo, que mora no segundo andar de um edifício já encontrou e matou quatro armadeiras. “Não sei se é por causa das gramas dos prédios ao redor, mas toda vez que há corte de grama o apartamento é invadido por armadeira. Nesta semana estávamos jantando e uma delas – bem grandinha – atravessou a sala bem calmamente, enquanto corríamos para achar alguma coisa para bater nela”.

Maneiras de evitar a proliferação de aranhas
A maioria das aranhas prefere viver ao ar livre, mas muitas vezes, algumas delas podem entrar em sua casa à procura de comida e abrigo. A melhor maneira de livrar-se delas é não deixando que elas entrem em sua casa, mas após elas entrarem, há diversos métodos comprovados, e outros não de livrar-se delas (assustando-as ou matando-as). Aqui estão alguns métodos de controle de pragas comuns para usar contra aranhas na próxima vez que infestarem sua casa.
Sele sua casa. Remende rachaduras e buracos que conduzam para o lado de fora, para evitar que as aranhas encontrem neles um caminho para sua casa.
Use calços para preencher grandes lacunas de espaço em portas e janelas fechadas. Coloque também calços em torno de fios, cabos, torneiras, e componentes elétricos, uma vez que todos estes podem ter espaços para o lado de fora.
Substitua ou conserte telas nas janelas rasgadas. As aranhas podem facilmente encontrar o seu caminho através até mesmo dos menores buracos.
Mantenha suas luzes ao ar livre desligadas. Embora as luzes que ficam do lado de fora de sua casa não atraiam aranhas, elas irão atrair outras pragas que podem servir como fontes de alimentos apetitosos para aranhas.
De modo similar, não deixe que luzes de dentro da casa iluminem a parte de fora da casa. Cubra suas janelas usando cortinas opacas ou escuras.
Considere usar lâmpadas de sódio amarelas de vapor. Estas são menos atraentes para os insetos e menos propensas a parecer uma fonte de alimento para suas aranhas.
Remova as plantas do perímetro de sua casa. Se você tem um problema sério com aranhas, considere deslocar arbustos, árvores, ervas e outras plantas do perímetro de sua casa para o lado oposto do quintal.
As plantas atraem aranhas porque servem como um esconderijo amplo. Quando aranhas precisam procurar calor ou novas fontes de alimento, elas saem das plantas e entram em sua casa, ficando no meio de rachaduras.
Você também deve remover palha, pedras, folhas ou outros detritos que estejam perto de sua casa.
Mantenha a casa arrumada. Casas limpas dão às aranhas menos lugares para se esconderem, e mesmo quando elas entram, ficam menos propensas a permanecer.
Não deixe restos de comida espalhados. Migalhas de alimentos atraem outras pragas, como formigas, que, por sua vez, irá atrair aranhas.
Varra e aspire o chão regularmente. Limpe recipientes e mesas, e evite deixar seus pratos sujos ficarem expostos por mais de algumas horas.
Se você não tiver cachorros ou gatos na sua casa, pode comprar enxofre em pó ( quase inodoro para humanos, mas de odor insuportável para os aracnídeos), em casas agrícolas e polvilhar ao redor da casa e em soleiras de portas e janelas, usando luvas.
Animais domésticos são sensíveis ao enxofre e pode causar alergias. Não coloque em lugar de acesso à crianças.
Recomenda-se usar em jardins e ao redor das cercas para evitar o ingresso destes animais.

 

  • Todas as fotos foram enviadas por leitores