Novo tratamento para Covid-19 traz esperança a pacientes em estado grave

2015-04-10_190211

Os resultados sugerem que a nova técnica pode ajudar um em cada três dos hospitalizados

Exatamente um ano após a descoberta de que um esteroide barato poderia evitar mortes por covid-19, pesquisadores dizem ter encontrado outra terapia que salva vidas. Mas é cara. Trata-se de uma potente infusão intravenosa de anticorpos para neutralizar o novo coronavírus, em vez de diminuir a resposta inflamatória do corpo a ele.

Os resultados da pesquisa Recovery sugerem que essa técnica pode ajudar um em cada três dos hospitalizados com covid-19 em estado grave. A cada cem pacientes tratados, calculam os especialistas, esse procedimento salvaria seis vidas.

Os especialistas alertam, porém, que apenas aqueles que ainda não produziram seus próprios anticorpos para combater o vírus devem receber o tratamento, que custa entre 1 mil libras (R$ 7,1 mil) e 2 mil libras (R$ 14,2 mil).

O tratamento com anticorpo monoclonal se liga ao vírus para impedir que ele infecte as células e se replique. No estudo, que incluiu cerca de 10 mil pacientes de hospitais do Reino Unido, isso reduziu, significativamente, o risco de morte, tempo médio de internação hospitalar e probabilidade de precisar de um respirador.