Novo teste detecta a Covid-19 em 10 minutos

2015-04-10_190211


A invenção, dos pesquisadores da USP, possibilita ampliar a testagem no país

Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC) e da startup paulistana Biolinker desenvolveram um teste capaz de detectar anticorpos contra o novo coronavírus em apenas 10 minutos. O dispositivo é parecido com testes rápidos já disponíveis nas farmácias.
Funciona da seguinte maneira: ao analisar uma gota de sangue do usuário, identifica a presença de anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG), produzidos ainda na fase aguda da COVID-19. Assim, duas bolinhas avermelhadas aparecem no leitor. A testagem em massa, de maneira rápida e segura, é uma das medidas mais importantes para controlar a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) evitando a propagação da doença.
“Quanto mais anticorpos há no sangue, mais forte é o tom de vermelho das bolinhas. Por esse motivo, acreditamos que o teste também poderá ser usado para monitorar a resposta da população às vacinas”, explicou o coordenador do estudo, o professor Frank Crespilho.
O professor do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo também faz uma estimava de que o teste poderá ser vendido por cerca de R$ 30 assim que o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) for obtido.
A ideia por trás dessa invenção é justamente ampliar a testagem no país, tornando-a mais acessível às populações de baixa renda e possibilitando a análise em massa da população a um custo bem mais competitivo e viável para a nossa realidade econômica. No entanto, o grupo ainda está testando a eficácia.
Fonte: Canaltech