Novo temporal deve atingir a cidade nesta sexta-feira

2015-04-10_190211

 

A previsão é de pelo menos 45 mm de chuva e Defesa Civil já está em alerta

 

A última sexta-feira, 24, foi marcada por chuva forte e ventania em Bento Gonçalves. De acordo com informações do Coordenador da Defesa Civil, Thiago Fabris, entre a noite de sexta e a manhã de sábado, 25, foram registrados vários casos de desmoronamentos, principalmente nos interiores em que várias famílias ficaram isoladas nas localidades de Veríssimo de Mattos, Faria Lemos e Linha Paulina. Foram registradas enxurradas em diversos bairros na cidade, devido a grande quantidade de chuva num pequeno espaço de tempo, causando assim, alguns alagamentos.
“Atendemos apenas uma casa com o coberto quebrado devido a chuva e um fato de desmoronamento no centro da cidade. Não houve mortos ou feridos e também não temos casos de famílias desabrigas. No final de semana trabalhamos nos interiores, para desobstruir as estradas onde haviam famílias isoladas e hoje e no decorrer da semana iremos continuar, pois ainda há muito serviço de reparação a ser feito, além de nos prepararmos para outro temporal que está previsto na próxima sexta-feira, 31”, salienta.

A previsão para a semana
Nesta semana o tempo deve ser instável e com temperaturas altas. As máximas devem chegar aos 26° nesta quinta-feira, 30. Conforme Fabris adiantou, a sexta-feira, 31, será marcada por chuva forte. Está previsto pelo menos 45 mm, além do risco de temporal.

Quando o frio diminui?
O centro da massa polar começou a se afastar para o oceano nesta segunda-feira (26). “O amanhecer da terça-feira ainda promete frio, porém menos congelante”, avisa a meteorologista Josélia Pegorim. Há novamente chance de geada nas serras gaúcha e catarinense, mas as temperaturas já vão começar a subir à tarde. O sol vai brilhar forte, o que ajuda também na elevação da temperatura máxima.

Quantos milímetros choveu no final de semana?
De acordo com informações da Embrapa choveu 68 mm até pouco mais das 17h de sexta-feira, 24, ultrapassando a média prevista para o dia, que era de em torno de 45 mm. A previsão do final de julho já apontavam que agosto seria um mês chuvoso e frio, repetindo o prognóstico de julho, que também foi marcado por dias chuvosos. A média de chuva do mês é considerada alta, para a época do ano. O prognóstico de chuva irregular deve prevalecer para setembro, alternando entre dias secos e outros chuvosos.