Novo subtipo do vírus do HIV foi identificado

2015-04-10_190211

Após algumas décadas um novo subtipo do vírus HIV foi finalmente identificado. O organismo foi chamado de “cepa L” e pertence a um dos quatro grupos do vírus, que é responsável pela maior parte dos casos de Aids no mundo,
O artigo foi publicado na última quarta-feira (6) pela revista científica Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes. Mas as suspeitas da existência desse subtipo já existiam. O vírus precisava ser identificado em três pessoas diferentes para ser classificado como um novo tipo, o que não havia ocorrido até agora.
O organismo que foi chamado de “cepa L” e se une a outras dez cepas já catalogadas pelos cientistas. Há décadas atrás o subtipo foi identificado em duas pessoas diferentes, Mas, como a tecnologia de sequenciamento genético à época não era desenvolvida o bastante, as informações obtidas não bastavam para que os cientistas tivessem certeza de que todas as cepas encontradas faziam parte do mesmo grupo.
Mas felizmente a tecnologia avançou e junto com ela a engenharia genética. E graças à tecnologia, os cientistas podem estudar genomas inteiros de forma rápida e economicamente viável, o que ajuda a criar métodos preventivos contra o HIV “Essa descoberta científica pode nos ajudar a garantir que estamos evitando novas pandemias”, afirmou Rodgers, uma das autoras do estudo, em comunicado.