Novo sistema de nota fiscal eletrônica entrou em funcionamento

2015-04-10_190211
Layout da tela inicial do site

O novo sistema de notas fiscais eletrônicas de Bento Gonçalves entrou em vigor na última sexta-feira (1). O processo de atualização e modernização do Sistema de Informática disponibilizou novas ferramentas que em busca de benefícios para o trabalho já realizado pelos servidores que necessitarem dos serviços.
Muitas empresas tiveram problemas em se adequar ao novo serviço, quando só conseguiram emitir NF’s no final da tarde de sexta.

Funcionamento
Existem duas formas de funcionamento integrado: Integrador desktop com NFS-e on-line, Web Service puro com NFS-e on-line. Quem determinará o tipo de integração a ser utilizada será o próprio prestador de serviço.
Neste formato, a NFS-e será devolvida na hora para a máquina onde estiver rodando o integrador e informações como data de emissão, número da NFS-e, hora de emissão, entre outras, serão automaticamente geradas.

O que é Nota Fiscal eletrônica
Essa opção tem ajudado muito a facilitar a troca de documentos entre empresas e pessoas jurídicas. É parte de um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) no Brasil. Ele tem a finalidade de fazer com que os documentos oficiais se tornem cada vez mais eletrônicos.
Com isso, a Nota Fiscal Eletrônica, cada vez mais, vem substituindo a emissão do documento impresso. Isso Ela não substitui outros tipos de documentos fiscais existentes. Como Cupom Fiscal e Nota Fiscal a Consumidor modelo 2. A validade jurídica da NFe é garantida pela assinatura digital (token) e possibilita ao Fisco acompanhar os trâmites realizados em tempo real.

Funcionamento
Depois de se cadastrar na Secretaria da Fazenda, quando emitir uma nota fiscal eletrônica, precisa colocar as informações referentes ao serviço prestado ou produto vendido. Também precisa assinar o arquivo digitalmente e garantir a integridade de todos os dados fornecidos.
Você vai precisar adquirir um software gerador de notas fiscais eletrônicas. Há Estados que oferecem gratuitamente o sistema para download no próprio site da Secretaria da Fazenda.
Para a emissão da Nota Fiscal, vale saber que há necessidade de informar alguns dados, necessariamente. São eles: nome da empresa, CNPJ, endereço da empresa, data da transação, descrição dos serviços realizados e o valor total pelo trabalho.
Tal documento digital será transmitido pela Secretaria da Fazenda do Estado na qual o emitente estiver realizando uma validação da NFe. Então será gerada uma Autorização de Uso.
Ao mesmo tempo, a Secretaria da Fazenda do Estado do emitente transmite o arquivo para a Receita Federal do Brasil, que é repositório de todas as NFe (Ambiente Nacional).

Certificado Digital
No caso da Nota Fiscal Eletrônica, temos o Certificado Digital. No caso de certificado em arquivo para computador existe o modelo A1. Para pen drive, por exemplo, é preciso o modelo A3.
É importante, então, que antes de obter o certificado, você verifique se o sistema aceita os dois modelos. Há alguns que usam apenas o modelo A1.
O certificado digital você adquire em uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).