Novo RG substitui 13 documentos, inclui dados como o tipo de deficiência

2015-04-10_190211
og:image

A adesão ao novo modelo de carteira de identidade é opcional e a carteira de identidade antiga permanecerá válida

Em vigor desde o dia 1º de março de 2019 , o novo padrão da carteira de identidade trouxe diversas mudanças e abrange uma série de novas informações.Além do número do RG, a pessoa, se quiser, pode incluir outros documentos e informações importantes, como CPF, PIS/Pasep, número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado Militar, Título de Eleitor, documento de identidade profissional, tipo sanguíneo, fator Rh, nome social e condições específicas de saúde que podem ajudar em casos de emergência.
O documento poderá contar, também, com informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, através de um QR Code impresso na parte interna.

O que pode ser colocado no novo RG?
Podem ser incluídos os números de vários outros documentos. Além do CPF, é possível adicionar os dados de NIS/PIS/PASEP, bem como o título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de serviço militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cartão nacional de saúde, tipo sanguíneo e deficiência (se tiver). Para isso, basta apresentar os originais no momento da solicitação e pedir sua inclusão. Além disso, os cidadãos também podem usar seu nome social, sem a necessidade de alteração no registro civil. De acordo com o Governo, a inclusão desses dados é facultativa. Os RG´s atuais continuam a valer — então, não é necessário correr para adotar o novo modelo. Quem quiser trocar, no entanto, deve marcar um horário para atendimento, o que pode ser feito pela internet.

Quanto custa?
Os valores das taxas não mudaram por causa do novo modelo. A 2ª via normal custa R$ 68,43, enquanto a 2ª via na modalidade Carteira de Identidade Expressa é de R$ 88,95.
Lista de documentos que podem ser inseridos no novo RG: Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Certificado Militar; Carteira Nacional de Habilitação – CNH; Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; Documento de Identidade Profissional; Documento Nacional de Identificação (DNI); Carteira Nacional de Saúde; NIS; PIS/Pasep; Tipo sanguíneo; Fator RH (tipo sanguíneo); Tipo de deficiência. Depois da implantação da nov Carteira de Identidade no Brasil, que começou a vigorar em 1º de março de 2019, a papiloscopista do Instituto Geral de Perícias da 2ª CRP,Liliane Scheinpflug, revela que já foram confeccionadas mais de 13 mil novas Carteiras de Identidades, entre novas e segundas via, em Bento Gonçalves.

Liliane revela que a maior dificuldade encontrada para atender aos pedidos de nova CI é “é em relação à certidão apresentada. Muitas vezes a mesma está tão deteriorada que mal conseguimos ler o que está registrado. Na ordem de serviço nos diz que a certidão deve estar em intactas, com suas informações preservadas, ou seja, não poderão conter rasuras, manchas ou rasgos, coladas com fita durex, ou plastificadas,” conclui. O posto do IGP funciona na rua marechal Floriano, 142, no térreo, das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia, com retirada de senha as 8horas e agendamento através do site www.tudofacil.rs.gov.br.