Novo padrão de placas começa a valer a partir de 1º de dezembro, em Bento

2015-04-10_190211
Com o novo padrão de placas, os 80 mil veículos emplacados em Bento Bonçalves serão equipadas com chip que promete aumentar a segurança e derrubar os índices de roubos e furtos

Emplacamento modelo Mercosul auxilia no combate à fraude, além de dificultar roubos e furtos

 

O novo emplacamento para veículos de países do Mercosul começou a ser utilizado no Brasil na terça-feira, dia 11, porém apenas para o estado do Rio de Janeiro. Os gaúchos que quiserem optar pelo novo modelo de placas terão que esperar mais alguns meses. De acordo com o Coordenador do Centro de Registros de Veículos de Bento Gonçalves, Jader Resende, a partir de 1º de dezembro o novo emplacamento estará disponível para todo o Rio Grande do Sul.
“Para quem pensa em trocar de placa é importante solicitar ao centro uma vistoria do veículo e se aprovado pode ser mudada a placa”, afirma. O custo do novo emplacamento é considerado baixo, já que é o mesmo dos modelos comuns, valendo R$ 219,35. Mesmo não sendo um valor alto, a obrigatoriedade de os veículos estarem emplacados com o novo modelo passa a valer apenas a partir de 2025. Para Resende é acertada a decisão de adotar o emplacamento padrão para todo o Mercosul.
“É uma ajuda com a integração dos países do Mercosul, vai ser mais difícil levar um veículo do país para fora, pois os sistemas estão integrados, e também possibilita a consulta integrada no registro de veículos. Além de dificultar roubos e furtos”, salienta.

O que muda
Os países que integram o Mercosul passam a adotar placas veiculares com um padrão único. Argentina e Uruguai, por exemplo, emitem as novas placas desde 2016 e 2015, respectivamente. Além de facilitar os trabalhos de fiscalização por conta da padronização, o novo modelo traz recursos para combater fraudes.
No visual, a nova placa vem com fundo branco e uma faixa azul na parte superior com o nome Brasil ao centro e a bandeira do país à direita. A identificação do Mercosul aparece na ponta esquerda da mesma faixa.
Logo abaixo, na área de fundo branco, a sequência de identificação aparece com um novo padrão: sai o esquema com três letras e quatro números (AAA-1111), entra um formato com quatro letras e três números (AAA1A11) — o último caractere vai ser um número para não prejudicar programas de rodízio municipal. À direita dessa área ficam a bandeira do estado e o brasão do município.
Para veículos particulares, a moldura e os caracteres serão pretos. Mas a cor muda conforme o tipo de veículo. Aqueles destinados a fins comerciais — como táxis e ônibus — terão moldura e caracteres em vermelho, veículos diplomáticos seguirão a cor laranja, carros oficiais receberão cor azul e assim por diante.
Entre os itens de segurança estão a pintura difrativa dos caracteres principais, marcas d’água e um QR Code no lado esquerdo, acima dos dizeres ‘BR’. O QR Code contém um número de série que ajudará em ações de fiscalização e no combate à clonagem ou adulteração de placas.
Outro recurso de segurança é um chip que armazena dados do veículo para leitura rápida pelas autoridades. Por poder transmitir dados por radiofrequência, eventualmente, o chip poderá ser usado para cobrança automática em pedágios e estacionamentos.
Por conta dos recursos de segurança, o novo modelo não precisa de lacres.
Os tamanhos das novas placas não mudam: elas continuarão tendo 40×13 cm ou, no caso de motos, 20×17 cm.

 

Os bento-gonçalvenses poderão fazer a mudanças das placas a partir de 1º de dezembro