Novo modelo de ensino médio terá disciplinas facultativas para os alunos

2015-04-10_190211

Um projeto de lei, mesmo que provisório, foi aprovado na última quarta-feira, dia 08/02, a fim de aplicar uma reforma estrutural no ensino médio em todo o país. Publicada no diário oficial no mês de setembro, ainda em 2016.
Elaborada pelo ministério da educação, esta medida provisória (MP) traz em suas linhas, dentre diversas regulamentarizações, alguns pontos importantes relativos ao segundo grau. Uma delas, modifica o currículo escolar, dividindo o ensino em estudos obrigatórios e estudos facultativos, podendo o aluno, mediante a disponibilidade nas escolas, optar por cursar matérias de seu agrado em 40% do seu período escolar, podendo escolher entre uma das 5 áreas apresentadas no projeto: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. Os outros 60%, serão utilizados para que as matérias da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Outro objetivo desta emenda provisória é o acréscimo de colégios de turno integral: incentivar o aumento da carga horária para cumprir a meta seis do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, até 2024, 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica (incluindo os ensinos infantil, fundamental e médio) estejam no ensino de jornada dupla.
Dentre esta série de inovações no ensino nos próximos anos, estará também a obrigatoriedade das aulas de inglês a partir do sexto ano do fundamental. Portanto, a partir já de 2017, se a escola só oferece uma língua estrangeira, essa língua deve ser obrigatoriamente o inglês. Se ela oferece mais de uma língua estrangeira, a segunda língua, preferencialmente, deve ser o espanhol, mas isso não é obrigatório.