Novo inseticida biológico é lançado para a safra 2017/2018

2015-04-10_190211

Os produtores da safra 2017/2018 podem contar com um novo inseticida biológico para aplicar em suas lavouras. A partir de outubro o produto, chamado de Cartucho VIT, vai ser comercializado em lojas de varejo. Em parceria entre uma empresa e a Embrapa Milho e Sorgo, o inseticida foi criado para ser mais resistente à exposição da radiação ultravioleta, o que foi um dos grandes desafios enfrentados pela equipe técnica na fase de industrialização.
A recomendação é aplicar o produto na lavoura após as 16 horas, pois a luz do Sol destrói o baculovírus, tornando-o ineficaz contra a lagarta. O pesquisador da Embraba Milho e Sorgo, Fernando Valicente, avalia que disponibilizar um produto biológico no mercado e mantê-lo eficiente durante o tempo que fica na prateleira é o mais desafiador. “Foram anos a fio de investimentos, de experimentos em laboratórios e em campos para tornar o produto viável. O balanço é altamente positivo, já que a cada ano presenciamos ataques mais agressivos da lagarta-do-cartucho e, consequentemente, quantidades maiores de inseticidas químicos sendo aplicados. Dessa forma, o baculovírus vem para dar um equilíbrio nesse contexto”, explica.
A fórmula do produto, desenvolvida pela Embrapa a partir de pesquisas iniciadas na década de 1980, identificou isolados de vírus eficientes contra a lagarta-do-cartucho. A eficiência do inseticida foi comprovada ao apresentar taxa de mortalidade entre 75% e 95% das lagartas com até cinco dias de idade (até quase 1 cm de comprimento). Os sintomas do baculovírus no inseto começam com perda de apetite (podendo reduzir a alimentação da lagarta em até 93%), redução na mobilidade, descoloração do corpo e morte. A tecnologia ainda apresenta baixo número de aplicações (em média duas) e a preservação de mananciais de água e de inimigos naturais da praga.