Novo Apple Iphone 13 será apresentado oficialmente

2015-04-10_190211

Evento será realizado nesta terça-feira (14) na expectativa dos novos detalhes, mas não deve trazer grandes diferenças ao último lançamento

O novo iPhone 13 deve ser revelado, nesta terça-feira (14), em um evento anunciado pela Apple. O mês de setembro é conhecido como o mês do lançamento dos novos smartphones da empresa californiana. Tradicionalmente, rumores e vazamentos sobre a produção dos aparelhos circulam meses antes graças a informações de analistas do mercado – e 2021 não é exceção.

As primeiras informações dão conta de que o celular não deve trazer grandes diferenças em relação ao iPhone 12. No ano passado, por exemplo, o celular ganhou a possibilidade de conexão 5G, um design inspirado no iPhone 4 (com laterais mais achatadas) e quatro novos tamanhos: o iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max – o que também deve acontecer neste ano.

No iPhone 13, os rumores sugerem que as câmeras de todos os modelos devem receber o sensor espacial LiDAR (atualmente presente somente no iPhone 12 Max), utilizado principalmente em realidade aumentada e na detecção de profundidade no ambiente. Também se fala que a nova lente ultra-angular irá ter maior qualidade de imagem em ambientes com pouca luminosidade, o que é sempre bem-vindo para fotos noturnas.

Já o conjunto de câmeras do iPhone 13 Pro Max deve ocupar um maior espaço na parte traseira do dispositivo. No aparelho para “profissionais”, haverá recursos para vídeos em Modo Retrato (hoje disponível somente para fotos) e um novo formato de arquivo direcionado a editores de imagem, batizado internamente de ProRes. A espessura da lente também pode vir maior neste ano.

Calcanhar de Aquiles do iPhone, a Apple pretende expandir o tamanho das baterias do próximo smartphone da empresa, para garantir maior independência de energia fora da tomada. Além disso, se a Apple adotar o novo chip A15, como tem sido feito todo ano com novos processadores, a melhora na eficiência energética do semicondutor pode resultar em maior desempenho, portanto consumindo menos bateria.

A Apple pode lançar também um carregador de tomada de 25W, que permitiria carregar o aparelho de forma mais rápida. Similar ao Apple Watch Series 6 (apresentado em 2020), o iPhone 13 pode receber uma Tela Sempre Ligada, de acordo com a agência de notícias da Bloomberg. O recurso permitiria que o smartphone permanecesse em descanso, mas com as horas e algumas notificações acesas o tempo inteiro, como um relógio.

A Apple estuda lançar algumas novidades em futuros modelos que podem vir de 2022 em diante. Entre elas, estão reinserir o leitor biométrico (Touch ID, apresentado no iPhone 5S, em 2013, e abandonado em 2017 pelo Face ID) – mas desta vez sob a tela, como adotaram algumas fabricantes chinesas, como Xiaomi e Realme.

Outro rumor é que a Apple pode colocar câmeras frontais sob a tela, como já faz a Samsung com o Galaxy Z Fold 3, apresentado em agosto pela sul-coreana. O entalhe na tela deve desaparecer na versão do aparelho do ano que vem dando lugar apenas a uma pequena “marca”.

No futuro, o iPhone pode não ter entradas. Ou seja, depois de perder a entrada para fone de ouvido em 2017, é possível que a Apple corte a entrada Lightning, utilizada hoje para carregar na tomada. O resultado disso seria um celular monolítico sem portas para cabos, sendo conectado apenas com fones de ouvido Bluetooth e carregamento sem fio.