Nove plantas que são resistentes ao frio

2015-04-10_190211

Não é só na primavera que você pode deixar a sua casa colorida, com lindos vasos de flores em cada canto. Embora sejam mais selecionadas, existem algumas plantas de inverno que se adaptam perfeitamente as baixas temperaturas e podem ser cultivadas facilmente em qualquer cômodo da casa. Por não precisarem da incidência da luz solar ou de muitas regas, elas conseguem sobreviver e florescer durante os dias mais gélidos do ano. E, para aproveitar por mais tempo a beleza de cada uma, a melhor época para investir nessas espécies é no finalzinho do outono, quando o clima úmido dá lugar ao seco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prímula

Seu nome vem do latim primus, que significa “Primeiro”. A alusão é por conta da floração da planta, que ocorre no final do inverno. Dentre as suas principais características está um perfume forte e adocicado. Mesmo não possuindo um caule, ela pode atingir a altura de 30cm. Também são encontradas em diversas tonalidades, como rosa, roxo, vermelho, laranja e branco. São perfeitas para compor varandas ou vasos médios. Deixe-a em meia luz e não a regue constantemente.

Ciclame

É uma das espécies mais resistentes ao inverno, sobrevivendo a temperaturas abaixo de 10°C. Não é à toa que é chamada de “rainha da estação”. Além disso, trata-se de uma das plantas mais comercializadas e utilizadas na decoração interna e externa de ambientes. A explicação está na sua beleza e delicadeza. Enquanto que a sua folhagem possui uma cor verde escura com manchas mais claras, sua flor tem tonalidades vibrantes, como branca, vermelha, rosa, salmão. Para sua manutenção, é preciso retirar as partes amareladas e regar diretamente o solo de duas a três vezes por semana.

Amor-perfeito

O local onde você mora costuma gear ou ficar com a temperatura bem baixa durante a estação? Então, essa espécie é perfeita para o cultivo, já que o clima quente atrapalha a sua germinação. Geralmente, atinge no máximo 15cm de altura e possui uma variedade de cores vivas, como azul, amarelo, rosa, vermelho e lilás. Uma curiosidade é que alguns locais utilizam a flor como tempero. Ela pode ser regada de duas a três vezes por semana e deve ser colocada próxima a janela.

Azaléia

Seu charme está na variedade de cores que pode ser encontrada. Indo do vermelho, rosa e branco, além de uma mescla entre os tons. Mesmo que o inverno não seja a melhor época para o seu desenvolvimento e florescimento, ainda assim, seu desabrochar acontece nessa estação. Ela é perfeita para decorar ambientes internos da casa, como a sala de estar. Deixe sempre a terra úmida, mas não encharcada, retire as folhagens amareladas e posicione-a em meia luz.

Cravo

Essa espécie é típica de climas frios, já que atinge seu ápice de desenvolvimento nessa época do ano. Delicadas e de coloração variada e mista, tem seus tons ligados a sentimentos e emoções. Por exemplo, o branco significa pureza, enquanto o vermelho sensualidade. O melhor para tê-la é na mesa de jantar ou no centro da sala. Seu solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. E não precisa de incidência direta da luz do sol.