Nova política do Instagram dificulta contato entre adultos e adolescentes desconhecidos

2015-04-10_190211

A nova política de uso tem como objetivo oferecer mais segurança, e combater a pedofilia, a extorção e o aliciamento de pessoas vulneráveis

O aplicativo proibiu que adultos enviem mensagens diretas a jovens que não os seguem de volta, para garantir um ambiente mais seguro e confortável dentro da plataforma.

Passarão a ser exibidos também alguns avisos de segurança sempre que os menores de idade interagirem com alguém que tenha demonstrado “comportamento potencialmente suspeito”. Os comunicados alertam usuários jovens a não se sentirem pressionados em responder e para ter cuidado ao compartilhar fotos, vídeos ou informações com desconhecidos. A funcionalidade permitirá denunciar o perfil ou bloquear quem esteja enviando directs indesejados.

Novos inscritos adolescentes serão incentivados a tornar seu perfil privado. Se escolherem criar uma conta pública, a plataforma enviará uma notificação mais tarde para destacar os benefícios de restringir o acesso e de como alterar o status atual, caso queira.

O Instagram ainda não deu muitos detalhes de como o sistema de monitoramento irá funcionar e nem quais diretrizes estão sendo utilizadas para considerar um “comportamento inadequado”, até o momento o único detalhe que temos sobre isso é que a definição pode incluir, por exemplo, pessoas que enviam muitas mensagens para usuários com menos de 18 anos.

A empresa também está desenvolvendo um sistema com inteligência artificial e tecnologia de aprendizado autônomo para detectar a idade de uma pessoa no momento em que ela criar uma conta. Vale lembrar que atualmente é preciso ter mais de 13 anos para criar uma conta no aplicativo, mas há muitas crianças que mentem para entrar na plataforma. Também não está claro como esse sistema vai funcionar.

O Instagram explicou que o recurso estará disponível em alguns países ainda neste mês, mas não especificou quais serão os primeiros a receber a novidade — é possível que o Brasil esteja nessa leva inicial.

Ainda, a empresa lançou uma cartilha para orientar pais e responsáveis para ajudar seus filhos a terem uma experiência positiva no Instagram. O material está disponível em diversos idiomas e é adaptado à cultura local de cada país para facilitar o entendimento.

No Brasil, este guia foi feito em parceria com a organização SaferNet Brasil e traz explicações sobre ferramentas de segurança e configurações de privacidade mais recentes. Trouxe ainda dicas e abordagens de especialistas sobre como tratar do assunto com crianças e adolescentes.