Nova gestão do IFRS toma posse

2015-04-10_190211
Acima: Eduardo, Marilia, Tatiana, Amilton, Júlio, Daiana, Patrícia, Letícia e Márcio. Abaixo: Renato, Marc, Nícholas, Marlova, Melina e Lucas

Os novos gestores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que ficarão à frente da instituição no período 2018 – 2020, foram empossados na tarde de sexta-feira (15), no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves. O grupo faz parte da equipe do reitor pro tempore Júlio Xandro Heck, eleito por servidores e estudantes da instituição em pleito realizado no dia 8 de março de 2018. O processo eleitoral de 2018 ocorreu devido ao falecimento do reitor Osvaldo Casares Pinto, em dezembro de 2017. O reitor Heck assume a instituição até o final do quadriênio da gestão que seria do reitor Osvaldo – fevereiro de 2020.

Desafios e compromissos
O reitor pro tempore reforçou o compromisso com a transparência, a gestão democrática, o diálogo, o respeito à diversidade e ao contraditório. Frisou os desafios do atual momento político do país, lembrando que: “mais do que nunca, teremos que exercer o nosso papel político na sociedade: o papel de defesa da Rede Federal e dos seus servidores, de impor-se nas discussões sobre os temas da educação e de denunciar os desmandos que por ventura nos sejam impostos”.
“Acredito que necessitamos de uma instituição coesa, unida, que dialogue com a sociedade e que seja firme no enfrentamento aos desafios impostos pelas condições que a conjuntura nos impõe. Acredito em um IFRS protagonista no desenvolvimento dos territórios onde estamos inseridos e na nossa capacidade de despertar o espírito científico e inovador nos nossos alunos”, diss. Salientou também que o Instituto precisa “cuidar e ouvir os estudantes, proporcionar uma formação qualificada, plural” e fez um apelo para que o movimento estudantil se constitua e seja protagonistas nas discussões políticas e institucionais.