A nova geração de escritores de Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Inspirações incluem David Bowie

Jornalista Rodrigo De Marco estreia como escritor com poesias eróticas

A época do auge dos meios digitais não impede que a geração de jovens escritores ainda aposte em publicações físicas. Em Bento Gonçalves, uma nova onda de autores tem se formado, abrangendo os mais variados temas e gêneros literários. Um desses “pupilos” é o jornalista Rodrigo De Marco, de 27 anos, que lança no próximo 9 de setembro o seu primeiro livro, intitulado “Escritos da Carne”, que reúne uma coletânea de poesias eróticas.
A obra começou a ser produzida no ano passado, mas engloba alguns escritos mais antigos que De Marco tinha feito em épocas anteriores. Ousado e ao mesmo tempo criativo, ele começou a escrever poesias aos 16 anos, mas o interesse pelo gênero erótico floresceu apenas entre os 19 e 20 anos.
“Eu sempre me senti um provocador com as palavras e quando descobri que realmente curtia ‘apimentar’ alguns escritos comecei a me divertir com a ideia”, relata o escritor, que completa dizendo que suas inspirações são o poeta curitibano Paulo Liminski (1944-1989) e a poeta e cantora norte-americana Patti Smith, além de pescar referências no estilo do David Bowie. “O Bowie me inspira na irreverência, no estilo provocador”, conta, “mas, ao ler minhas poesias certamente tu irá lembrar muito do Liminski. Algumas pessoas já me disseram isso”, explica.
O jornalista opina que nunca censurou a arte e a escrita e sempre escreveu o que teve vontade. “Na elaboração de “Escritos da Carne” foi igual. Eu pensei, ‘o livro será todo erótico, com esse foco, não vou mudar o estilo. A obra é uma montanha russa, com poesias leves e sutis, passando por páginas com poesias mais provocadoras”, brinca. “Jogo muito com aspectos da religião. Gosto de provocar o leitor, fazer com que ele sinta um certo desconforto gostoso. Quero que o leitor pegue o livro antes de dormir e se deixe levar”, complementa.
O livro foi lançado através do Fundo Municipal de Cultura (FMC), que na avaliação de De Marco, foi essencial para a concretização do projeto. “Se não fosse através do Fundo certamente não teria conseguido fazer a obra, não teria recursos. Não é barato lançar um livro. O FMC é muito importante para incentivar e dar essa chance para novos artistas locais”. Segundo ele, Bento Gonçalves está repleta de artistas talentosos, “pessoas que querem fazer a diferença”, como escritores, músicos, atores, artistas plásticos.
O próximo passo do jornalista formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), que passou uma temporada em Buenos Aires em 2015, é lançar uma obra na linha de contos.
“Meu próximo livro deve ser de contos, nessa linha bem Almodóvar (Pedro Almodóvar, cineasta espanhol), quem sabe algo meio “Relatos Selvagens”. Histórias doidas, brincando com o insano”. Enquanto pensa no futuro, De Marco ainda tem muito trabalho a fazer com “Escritos da Carne”. No dia 7 de outubro, por exemplo, vai autografar na Feira do Livro de Caxias do Sul entre às 14 e às 15h, e nos próximos meses vai lançar o livro em outras cidades, incluindo Porto Alegre.

Nova geração aposta em publicações físicas
Lucas De Lucca
O jovem escritor Lucas De Lucca, de apenas 19 anos já lançou dois livros. O primeiro, intitulado “O Corvo Negro” (2016) e mais recentemente, “A Nova Rajux (2017). De Lucca, faz parte da nova geração de escritores bento-gonçalvenses. O curitibano, radicado em Bento Gonçalves conquistou o público adolescente da cidade com história fictícias, ambientadas em universos fantásticos.
Bruno Dreher
Bruno Dreher é autor de “Reflexões De Uma Mente Inquieta”. Ele começou a escrever aos 31 anos, e concluiu o processo de escrita em dois meses. Segundo o bento-gonçalvense, escrever não era algo que ele tirava de letra. “Sempre fui muito ruim em redação, principalmente pelo fato de que há na redação acadêmica um excesso de regras que engessam o processo criativo”, diz.
Sua obra de estreia foi feita com o objetivo de materializar conteúdos que lhe pareciam interessantes e compartilhar isso com algumas pessoas.
“É um livro que aborda ciência, filosofia e inovação tentando encontrar conexões entre tudo isso. Algumas cópias foram entregues para pessoas importantes do mercado literário brasileiro e agora o livro passará por uma edição para depois ser publicado junto à uma grande editora/distribuidora”, comenta ele, que fez o lançamento de forma independente. O escritor já tem planos futuros para lançar outra publicação. “O próximo livro já tem título: ‘Procurando Limões’, que vai botar um pouco de culinária na mistura “ciência + filosofia + inovação’”, projeta.
Sabrina Dalbelo
A porto-alegrense Sabrina Dalbelo reside em Bento Gonçalves desde 2008. Ela lançou este ano o livro “Baseado em pessoas reais”, e já tem planos para novas obras. “Tenho dois originais pré-aprovados pela ed. Penalux, um de poesias e outro de contos, a serem lançados nos dois próximos anos”, conta.
Ainda de acordo com Sabrina, o lançamento do primeiro livro foi recebido de forma positiva pelo público. “Lançar esse primeiro livro foi surpreendente, pois pude perceber um grande apoio de quem gosta de mim, mas também perceber incentivo por quem conhece a minha poesia, não a minha pessoa”, comemora.
Anderson Lopes
O ilustrador Anderson Lopes já fez capas e ilustrações de livros como:
Homekan, O Corvo Negro, O Trenzinho Colorido e recentemente lançado no México, Deserters And The Coin Of God (ajudando no roteiro também). Atualmente Lopes está trabalhando no livro “A Primeira profecia”, que será lançado em dezembro.
“Tenho um livro pessoal que está em andamento e pretendo lançá-lo no ano que vem, que se chama (a princípio) Madrugada Maldita. É um suspense baseado em algumas experiências pessoais e de amigos, em que eu coloco uma salpicada de ficção”, diz.