Nem política nem polêmica, tema da redação do Enem é neutro, mas atual

2015-04-10_190211

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que aconteceu no último domingo (3), foi uma surpresa para muitos professores e estudantes, que apostavam em temas das áreas de saúde, meio ambiente, educação ou tecnologia.
O tema escolhido pelo Exame Nacional foi a Democratização do acesso ao cinema no Brasil, e deveria ser construído com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.
Os textos com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como aquelas que reproduzem  trechos integrais dos textos exemplificativos e motivadores ou de itens do Caderno de Questões.
De acordo com os professores, deve se feito um texto dissertativo-argumentativo no qual a opinião do autor deve ser exposta baseada em fatos e argumentos bem elaborados.
Na opinião dos professores de acordo com o que foi pedido, os estudantes poderiam tratar da expansão do cinema por canais da internet, de incentivos à cultura e de fechamentos de salas de cinema, dentre outros aspectos, desde que bem fundamentados.

Veja os temas da redação de edições anteriores
Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional
Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado
Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações do exame.
Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet