NASA lança missão para investigar o ciclo da água na Terra

2015-04-10_190211
Os satélites foram lançados, em um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX

Satélites foram lançados na última terça-feira, dia 22. Missão ajudará a entender como devemos administrar melhor recursos hídricos, disse agência

 

A Nasa lançou na última terça-feira (22) uma missão que tem como objetivo estudar e medir o ciclo da água na Terra. Para isso, a agência espacial americana conta com dois satélites gêmeos denominados Grace-Fo On (Climate Experiment Follow-On mission) para identificar a velocidade do degelo e do movimento da água no globo terrestre.
Os satélites foram lançados, em um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, a partir da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 12h47 (horário local, 16h47 de Brasília).
“Esta missão está basicamente relacionada com o clima e a hidrologia. (…) Servirá para entender de que maneira temos que administrar os recursos hídricos”, declarou o cientista-chefe da missão, Frank Webb, em coletiva realizada nessa segunda-feira (21).
Os satélites orbitarão a Terra a 220 quilômetros de distância um do outro. Os primeiros resultados da operação deverão ser divulgados pela Nasa em seis meses. Porém, as avaliações deverão demorar mais 30 dias.
De acordo com cientistas da Nasa, como resultado da primeira parte da missão, lançada em 2002, já foi possível determinar que tanto o Alasca como a Groenlândia perderam grandes quantidades de gelo nos 15 anos analisados.