Não uso de máscara rende multa superior a mil reais

2015-04-10_190211

Até o momento 19 pessoas já foram multadas no município de Carlos Barbosa

A informação que a Prefeitura de Carlos Barbosa está multando pessoas que circulam pela cidade sem máscara, causou forte reação nas redes sociais, nesta semana. Em foto e áudio, uma moradora da cidade se diz revoltada pela autuação e profere palavras de baixo calão contra a administração municipal. A assessoria de comunicação do poder executivo barbosense, confirmou o fato ocorrido nesta quinta-feira (04), no centro da cidade.

Na manhã de quinta-feira (04), a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito em parceria com a Brigada Militar realizou uma ação conjunta de fiscalização a pedestres pelo não uso de máscara e demais protocolos de saúde. Os agentes fizeram rondas pela cidade, em pontos estratégicos como a Ciclovia, Calçadão e o Parque da Estação, onde o fluxo de pessoas é maior. Alguns pedestres foram autuados por não estarem utilizando a máscara, enquanto caminhavam pelos locais.

A autuação, no valor de R$ 1.016,16, é referente a Lei Municipal nº 3.792/2020, que prevê multa no valor de duas URMs (valor unitário R$ 508,08) pessoa física e 3 URMs (pessoa jurídica), para o cidadão que é flagrado sem máscara pelos órgãos de fiscalização do município. As pessoas poderão recorrer da mesma na Prefeitura Municipal. A autuação ocorreu na rua Buarque de Macedo, região central de Carlos Barbosa.
O poder público local esclareceu ainda que, desde o endurecimento das regras de bandeira preta, foram multadas, na cidade, 19 pessoas. Esta ação de fiscalização, teve início na quarta-feira, dia 03, e será realizada todos os dias.

Ainda segundo a assessoria de comunicação, ao contrário do que é relatado pela cidadã barbosense, não houve constrangimento no momento da abordagem, que foi feita por apenas uma pessoa da Secretaria de Saúde, e não por diversos homens aos gritos, como foi relatado. Outra informação disponibilizada, é que toda a ação de abordagem e desdobramento do episódio foi acompanhado, de perto, pela vice-prefeita da cidade, Beatriz Martin Bianco.

Sobre o conteúdo da mensagem que circula nos grupos de WhatsApp, com palavras ofensivas ao poder público e pessoas específicas, a prefeitura disse que não irá acionar juridicamente a agressora.