Não deixe para o último dia, doe-se

2015-04-10_190211

Em tempos de crise econômica, ainda existe gente disposta a trabalhar em prol dos menos favorecidos. Bento Gonçalves é notória grupos de pessoas com espírito altruísta, dispostas a doarem tempo, conhecimento e ajuda material em todas as épocas do ano. O Centro Espírita Lar da Caridade é um dos exemplos mais atuantes auxiliando aos desvalidos. Diariamente cerca de 140 pessoas almoçam de forma gratuita na casa espírita, que acolhe cada pessoa de forma especial. Uma casa que acolhe, doa e transfere atenção para quem vive na rua.
Solidariedade é um sentimento comum a instituições ou pessoas que se unem para levar alegria àqueles que amargam dificuldades. Partilhar bens novos ou usados e ganhar um sorriso é a maior recompensa para todas elas.

A solidariedade é contagiante. A vontade de fazer o bem se espalha entre as pessoas com a proximidade do Natal. Iniciativas de uma só pessoa ou de pequenos grupos aos poucos tornam-se grandes eventos. A alegria de doar amor, carinho, atenção ou objetos sem uso ao próximo se multiplica entre os familiares, amigos e colegas de trabalho. Independentemente da religião, as pessoas ficam mais sensíveis no fim do ano. Pensam mais no próximo. E a vontade de ajudar floresce
A solidariedade sempre existiu dentro de cada um, mas nestes tempos de desalentos com a segurança, gestão pública e economia estagnada é preciso um pouco mais de exercício diário para não a sufocar. O trabalho destas pessoas que são alvo de nossa reportagem especial desta edição é inspirador, principalmente, para que não se deixe para o último dia quando acreditarmos que não vale mais a pena. Sempre vale. Todo o dia é dia de doar tempo, sorriso, atenção e carinho, quando não há como doar bens materiais ou alimentos para amenizar a dor dos que têm menos que nós.

Se você tem vontade de fazer doações ou participar de iniciativas solidárias, em Bento Gonçalves há perto de uma dezena de instituições abertas a voluntários. Mesmo em véspera do Natal, ainda há tempo de se envolver com grupos organizados que, durante todo o ano e em datas específica, traduzem solidariedade em atitude. Basta querer, é só procurar a instituição que mais se identifique e ajude crianças, idosos, famílias, doentes e solitários
A boa ação pode chegar em forma de alimentos, roupas, livros, cursos, atenção e carinho. Muitas instituições recolhem os donativos em domicílio, basta ligar e se informar. Não deixe para o último dia.